Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Santuário de Fátima recebe 9.º Encontro de Coros Infantis

Santuário de Fátima recebe 9.º Encontro de Coros Infantis

Imagem

A basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, acolhe na próxima terça-feira, 25 de abril, o 9.º Encontro de Coros Infantis, que conta com a participação de quatro agrupamentos, um deles da Catalunha.

A iniciativa «pretende promover e valorizar a prática musical religiosa de crianças e jovens, através de uma dinâmica de intercâmbio e enriquecimento de experiências e conhecimentos, com outras formações corais, diferentes realidades e modelos de trabalho», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Os organizadores convidam agrupamentos «de diferentes proveniência e prática, sejam coros de referência internacional, coros ligados à catequese paroquial ou coros académicos, ligados a escolas de música».

O programa dos encontros «contempla a participação de todos os coros na Eucaristia, onde se juntam e cantam as várias partes da celebração», bem como «um concerto onde apresentam individualmente o seu repertório, que culmina com uma interpretação conjunta».

Nesta edição marcam presença o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa, os Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos, a Escolania de Montserrat e, na qualidade de coro residente, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

A Escolania de Montserrat é considerada uma das mais antigas escolas de música da Europa, «havendo no século XIII referências a um pequeno grupo de meninos que cantavam no mosteiro beneditino e santuário mariano» homónimo.

O agrupamento composto por mais de 50 meninos, dos nove aos 14 anos, protagoniza um concerto no domingo anterior, às 15h30, também na basílica de Nossa Senhora do Rosário, que enriquecerá o seu historial de atuações em vários países.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com início em 2003, é formada por cerca de 35 crianças e jovens entre os sete e os 20 anos. Os Pequenos Cantores de Amorim e os Pequenos Cantores de Laúndos, foram fundados em 2002 na paróquia de Amorim, Póvoa de Varzim, arquidiocese de Braga. O Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa foi criado no seguimento do coro infantil desta escola, com o objetivo de permitir aos alunos uma prática avançada do repertório coral para vozes iguais.

O Encontro de Coros Infantis tem inicio marcado para as 15h30, com entrada gratuita.







































 

SNPC
Publicado em 19.04.2017 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos