"Sacra Pagina" | © Paulus Editora
A Paulus Editora lançou recentemente a obra "Sacra Pagina - Manuscritos iluminados do século XIII nas coleções portuguesas", fruto do um projeto de pós-doutoramento de Luís Manuel Correia de Sousa apresentado em 2011 à Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O catálogo apresenta 35 Bíblias portáteis com a versão da Vulgata, em latim, à exceção de uma, em francês antigo, exemplar «bastante raro e, também por isso, de particular importância patrimonial e cultural», explica o texto de introdução.
A obra reúne manuscritos de origem parisiense e outras regiões de França, Borgonha, Itália, Inglaterra, Catalunha e Toulouse, além de «dois que terão sido produzidos em contexto ibérico, provavelmente em Portugal», destacando-se a «importância dos centros de produção franceses, com natural destaque para os ateliês de Paris».
"Sacra Pagina" | © Paulus Editora
«Os dados disponibilizados não se limitam a completar a informação acerca de cada um dos códices e dos textos neles contidos, mas podem, também, contribuir para conhecer melhor a história da literatura religiosa medieval e uma fração significativa na história cultural e artística da medievalidade europeia», realça o autor.
Luís de Sousa está convicto de que o estudo e divulgação destes manuscritos «assume particular importância no domínio da História da Arte, com especial enfoque na produção artística do século XIII e, em concreto, na produção de manuscritos iluminados, mas é também fundamental para o conhecimento da história do cânone bíblico, das novas formas e contextos de leitura, novos modos de difusão e receção dos textos e da própria reflexão teológica».
"Sacra Pagina" | © Paulus Editora
«O corpus de manuscritos aqui estudado é, sem dúvida, parte de um vasto património cultural da maior importância, não só em relação ao contexto medieval como para toda a história da civilização e cultura erudita do Ocidente. Provenientes de diversos contextos de produção, alguns deles são exemplares que saíram das mãos de grandes mestres iluminadores e de excelentes copistas e, por isso, obras de excecional qualidade e valor artístico», acentua a introdução.
O investigador sustenta ainda que «os programas iconográficos assim como a riqueza dos ornamentos são, indubitavelmente e apesar das dimensões reduzidas que apresentam, obras maiores do Gótico europeu»."Sacra Pagina" | © Paulus Editora
Os textos de Adelaide Miranda e Patricia Stirnemann constituem «um precioso contributo» por permitirem «alargar o campo de reflexão» sobre o tema do catálogo, ao mesmo tempo que realçam «a importância da Bíblia enquanto motivo gerador de criação artística, das relações entre textos e imagens, mas também entre artistas e promotores, e sobre a circulação de manuscritos iluminados ao longo dos séculos».
«Seguindo a sequência usual dos textos bíblicos, selecionámos uma iluminura para cada um deles, à qual juntámos um breve comentário sobre o tema visual que lhe está associado. É uma forma de divulgação que não tem sido ensaiada, quer em edições portuguesas, quer estrangeiras, mas que achámos oportuno apresentar», refere o autor.
A par da divulgação dos estudos de Iluminura em Portugal, que «registam assinalável incremento», Luís de Sousa realça que a obra é «também uma forma de dar a conhecer o rico património» formado pelos manuscritos iluminados medievais em Portugal, «objetos artísticos que, pela sua natureza, não são passíveis de ser observados como a generalidade das obras de arte».
"Sacra Pagina" | © Paulus Editora
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Edição: Rui Jorge Martins