Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ribeiro Cristóvão analisa virtudes e riscos do desporto na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura

O jornalista Ribeiro Cristóvão, conhecido por programas como "Bola branca", na Renascença, e "Domingo desportivo", na RTP, e agora comentador na SIC e na emissora católica, é um dos convidados da próxima Jornada Nacional da Pastoral da Cultura.

O encontro, que a 2 de junho debate, em Fátima, o tema "Desporto - Virtudes e riscos", e que já tem inscrições abertas, conta também com as intervenções do escritor Gonçalo M. Tavares, do treinador de râguebi Tomaz Morais, do "iron priest", o "padre de ferro, Ismael Teixeira e da professora e antiga campeã mundial Beatriz Gomes.

António Ribeiro Cristóvão, de 78 anos, nasceu em Proença-a-Nova, tendo frequentado seminários em Vila Viçosa e Évora, antes de embarcar sozinho para Angola, aos 16 anos.

Foi nesse país que começou a trabalhar na rádio, conheceu a mulher com que está casado, há 53 anos, e viu nascer os três filhos. Regressou a Portugal em 1975, tendo encontrado trabalho, depois de várias portas fechadas, na Renascença.

Esteve na génese de um dos programas desportivos mais conhecidos do panorama radiofónico português, "Bola branca", tendo passado pela televisão com o "Domingo desportivo".

Como jornalista marcou presença em duas fases finais de Campeonatos do Mundo de futebol e em quatro Europeus, além de ter sido deputado na Assembleia da República durante seis anos.

Durante a 14.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, em que participarão mais convidados, que continuaremos a anunciar nos próximos dias, está prevista a entrega ao ator Ruy de Carvalho do Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, em parceria com a Renascença.

A iniciativa centra-se no significado antropológico e nas atuais conexões socioculturais do Desporto - poética e ética do corpo e do espírito, poderes e desvios da irradiação social (negócio, corrupção, alienação, etc.).

Os conferencistas refletirão igualmente sobre a possibilidade de atualização da  perspetiva cristã do ideal humanista de "mens sana in corpore sano" (mente sã em corpo são).

O tema foi escolhido na sequência das múltiplas intervenções do papa Francisco e dos seus antecessores sobre o Desporto, a par do crescente envolvimento no tema por parte do Conselho Pontifício da Cultura, designadamente com a abertura de um departamento especializado, a organização de eventos e a criação de equipas com as cores da Santa Sé.



 

SNPC
Imagem: Ribeiro Cristóvão | D.R.
Publicado em 28.05.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos