Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Revelação de escultura baseada na cruz de Cristo antecede simpósio sobre a Teologia do Corpo

A cruz “Ut Christus Ecclesiam Amavit” (Como Cristo amou a Igreja), do escultor Carlos Oliveira e do padre Miguel Pereira, vai ser apresentada quarta-feira em Lisboa, no âmbito do Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, marcado para junho, em Fátima.

Os autores, que se inspiraram nas catequeses do beato João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, vão fazer a apresentação da cruz a nível artístico e teológico, enquanto que a cantora lírica Lucília de Jesus interpretará o "Stabat Mater" em gregoriano, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A sessão, que se realiza às 18h00 na Universidade Católica, átrio do auditório Cardeal Medeiros, edifício da Biblioteca, conta com a participação de D. Nuno Brás, um dos bispos auxiliares de Lisboa, que preside à bênção da cruz.

A Teologia do Corpo é o conjunto de ensinamentos do papa polaco sobre o amor humano enquanto vocação para a santidade, nos quais se incluem as catequeses que proferiu durante os primeiros cinco anos de pontificado.

O Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, que se realiza desde 2005 em vários países europeus, decorre de 13 a 16 de junho em Fátima, na casa "Domus Carmeli".

A quarta edição da iniciativa prossegue a investigação e a troca de experiências relacionadas com a vivência da antropologia proposta por João Paulo II na vida pessoal e profissional, bem como na dimensão social, politica, científica e pastoral.

"Teologia do Corpo e Nossa Senhora", "O que é a Teologia do Corpo", "Carum Factum Est: Viver a Teologia do Corpo" e "Teologia do Corpo e Nova Evangelização" são os temas em debate nos quatro dias do encontro.

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem"Ut Christus Ecclesiam Amavit"

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página