Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Renovação do curso de Teologia e centenário das aparições marcam agenda do Centro de Cultura e Formação Cristã

Imagem Sé de Leiria | D.R.

Renovação do curso de Teologia e centenário das aparições marcam agenda do Centro de Cultura e Formação Cristã

O Centro de Cultura e Formação Cristã da diocese de Leiria-Fátima vai reformular em 2016/17 o programa do seu curso de Teologia e destacar os cem anos das aparições marianas na Cova da Iria.

O novo ciclo "Bíblia e Teologia Cristã" propõe, no primeiro dos oito semestres, as disciplinas «fundamentais» "Um Deus que se revela", lecionada por Gonçalo Diniz, e "A vida como dom: criação e salvação", por José Henrique Pedrosa, cada qual apresentada durante 12 encontros.

No final do semestre decorrerão três sessões duplas para a exploração do tema "O cristianismo como estilo? A fé como chave de leitura", módulo interdisciplinar «a várias vozes».

"Cristo ou nada: fé e ateísmo", "Sabedoria e poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo", "Narrando Jesus: Mateus, Marcos, Lucas", "Linguagens da fé: arte e espiritualidade cristã", "Herança e construção: a Igreja na história" e "O amor no imperativo: reflexões de ética cristã" são algumas das disciplinas anunciadas para os próximos semestres, a par de abordagens na ótica da liturgia e sacramentos, entre outras.

Estão previstas três modalidades de participação: a obtenção do "Diploma Diocesano " implica a frequência de todo o ciclo de estudos, ao longo de quatro anos, cumprindo os requisitos de frequência e avaliação, ou durante oito anos, com a possibilidade de o estudante escolher, semestralmente, as disciplinas em que pretende inscrever-se.

O acesso ao curso pode também fazer-se mediante o regime de "ouvinte", com o aluno a ter a possibilidade de selecionar as disciplinas que quer frequentar, sem necessidade de se submeter a avaliação.

O centenário das aparições em Fátima (1997-2017) estará no centro da iniciativa "Encontros da Espera", que consta de duas conferências, a 9 e 16 de dezembro, às 21h00, no Centro Pastoral Diocesano. A seguir à Páscoa do próximo ano decorrem os "Encontros da Alegria".

A agenda deste ano de atividades mantém a Escola Diocesana Razões da Esperança, que constitui «a proposta mais abrangente e adaptada à maioria das pessoas, nomeadamente, os colaboradores dos vários setores da pastoral nas paróquias».

A Escola, que funciona às terças-feiras, quinzenalmente, até 30 de maio, leciona, das 21h00 às 21h50, as disciplinas “Ler o Antigo Testamento hoje” (padre Gonçalo Diniz) e “Fátima, escola de fé” (irmã Ana Luísa Castro).

Das 22h00 às 23h00 os participantes dividem-se em grupos de acordo com a sua missão na comunidade (por exemplo, catequese e liturgia), com várias opções, a que se junta, este ano, a formação "A alegria do amor. Introdução à exortação apostólica pós-sinodal”.

A sessão inaugural do ano de atividades do Centro de Formação e Cultura Cristã realiza-se na terça-feira, 27 de setembro, com a apresentação da exortação apostólica “Amoris laetitia” ("A alegria do amor"), recentemente publicada pelo papa Francisco.

O documento é apresentado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, numa sessão marcada para as 21h00, na Aula Magna do Seminário de Leiria.

Instituído em 2000, na sequência do alargamento das competências da Escola de Formação Teológica para Leigos, criada em 1984, o Centro de Cultura e Formação Cristã, dirigido por Pedro Valinho Gomes, tem entre os seus objetivos «promover o diálogo entre fé e a cultura contemporânea».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 23.09.2016

 

 

 
Imagem Sé de Leiria | D.R.
Instituído em 2000, na sequência do alargamento das competências da Escola de Formação Teológica para Leigos, criada em 1984, o Centro de Cultura e Formação Cristã tem entre os seus objetivos «promover o diálogo entre fé e a cultura contemporânea»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos