Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Publicações

Redação e biblioteca da "Brotéria" vão ocupar antigo edifício da Hemeroteca de Lisboa, revela provedor da Santa Casa da Misericórdia

O antigo edifício da Hemeroteca Municipal de Lisboa, no Bairro Alto, vai albergar a publicação "Brotéria - Cristianismo e Cultura", bem como o seu arquivo e biblioteca, anunciou o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes.

A instalação da revista, que desde 1902 é publicada pelos Jesuítas em Portugal, deverá acontecer no próximo ano, depois da realização de obras no edifício, na R. de S. Pedro de Alcântara.

No fim de 2012, a Câmara de Lisboa celebrou com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa um acordo de permuta, com base no qual o edifício no Bairro Alto passou a ser propriedade desta última entidade. A Hemeroteca Municipal de Lisboa estava instalada no local desde 1973.

«Antes de eu ser provedor, a Santa Casa assinou um acordo com a Companhia dos Jesuítas para a Brotéria, bem como o arquivo e a biblioteca, ir para o edifício da hemeroteca", disse Santana Lopes à Lusa.

A redação e biblioteca da "Brotéria" funciona desde setembro de 1930 na "Casa de Escritores", moradia situada na R. Maestro António Taborda, nº 14, adquirida com o auxílio de pessoas amigas.

Como o edifício se foi tornando demasiado pequeno, construiu-se numa parte do jardim uma nova dependência, inaugurada a 31 de maio de 1955.

A nova sede, localizada junto à Igreja de São Roque e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, situa-se a cerca de 3 km das atuais instalações da "Brotéria"..

A publicação, fundada como Revista de Ciências Naturais do Colégio de S. Fiel pelos padres Joaquim da Silva Tavares, Carlos Zimmerman e Cândido Mendes, tomou o nome de "Brotéria" em homenagem ao naturalista português Félix de Avelar Brotero (1744-1829).

A biblioteca da Brotéria, aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, conta com cerca de 150 mil monografias e mais de 200 publicações periódicas, dos quais se destacam-se obras do campo da Teologia, Filosofia, Literatura e História.

Está previsto que as novas instalações da hemeroteca, no antigo Complexo Desportivo da Lapa, abram portas em 2014.

FotoFutura sede da "Brotéria". A Hemeroteca Municipal de Lisboa funcionou neste edifício até setembro.

 

Lusa, Público, Brotéria | Rui Jorge Martins/SNPC
© SNPC | 08.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoCasa de Escritores

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página