Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Razão é só, no melhor dos casos, metade da verdade

Razão é só, no melhor dos casos, metade da verdade

Imagem foodbytes/Bigstock.com

«Não devemos pretender compreender o mundo só com a inteligência: conhecemo-lo, na mesma medida, através do sentimento. Por isso o juízo da inteligência é, no melhor dos casos, apenas metade da verdade.»

Este é um passo do ensaio “Tipos psicológicos”, de Carl G. Jung, com Freud um dos pais da psicanálise. A sua reflexão merece atenção porque muitas vezes somos tentados a considerar como verdadeiro só o que segue os cânones das demonstrações racionais.

É indiscutível que a inteligência é uma grande via cognoscitiva a que nunca se deve renunciar. Todavia o ser humano possui outros canais de conhecimento, e um deles é o sentimento, no sentido mais alto do termo: pense-se somente no amor que faz revelar horizontes ignorados à razão.

Também a beleza não é plenamente percetível a não ser através de uma intuição que compreende razão, paixão, contemplação. Por esse motivo o grande Pascal introduziu aquelas «razões do coração» que vão além das razões da mente.

A própria experiência de fé é um conhecimento que adota a razão mas que se encaminha por um percurso posterior. É, portanto, necessário nunca se encerrar entre os extremos de um racionalismo árido e auto-suficiente e um sentimentalismo adocicado e inconsistente. Razão e sentimento são duas luzes que orientam para a verdade plena.

É ainda Pascal, nos seus “Pensamentos”, que nos alerta para evitar «os dois excessos: excluir a razão e só admitir a razão», consciente de que «o último passo da razão é reconhecer que há uma infinidade de coisas que a ultrapassam».



 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 05.12.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos