Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Quanto mais necessitados estamos, mais Deus se enche de misericórdia, diz papa, que alerta para ilusão da liberdade

Imagem

Quanto mais necessitados estamos, mais Deus se enche de misericórdia, diz papa, que alerta para ilusão da liberdade

«Quanto mais necessitados estamos, mais o olhar de Deus sobre nós se enche de misericórdia», afirmou hoje o papa, na audiência jubilar que decorreu no Vaticano, no contexto do Ano da Misericórdia.

Aos cerca de 30 mil fiéis presentes na Praça de S. Pedro, o papa sublinhou que a fé ajuda a ter outro olhar sobre as dificuldades: «É verdade que a vida nos coloca à prova e por vezes sofremos por isso. Contudo, nesses momentos somos convidados a olhar Jesus crucificado que sofre connosco e por nós, como prova certa de que Deus não nos abandona».

«Nunca esqueçamos (...) que nas angústias e nas perseguições, como nas dores do dia a dia somos sempre libertados pela mão misericordiosa de Deus que nos eleva a si e nos conduz a uma vida nova», acentuou Francisco, que baseou a sua meditação na primeira Carta de Pedro (1, 18-21).

O amor de Deus é ilimitado: «Podemos descobrir sinais sempre novos que indicam a sua atenção» em relação a nós e sobretudo a sua vontade de chegar até nós e de nos preceder. Toda a nossa vida, ainda que marcada pela fragilidade do pecado, é colocada sob o olhar de Deus que nos ama».

«Deus tem uma grande ternura, um grande amor pelos mais pequenos, pelos mais frágeis, pelos descartados da sociedade», salientou.

Para Francisco, a palavra "redenção" é hoje «pouco usada, e todavia é fundamental porque indica a mais radical libertação que Deus pode realizar» por toda a humanidade e por toda a criação.

«Parece que o homem de hoje deixou de gostar de pensar em ser libertado e salvo por uma intervenção de Deus; ilude-se, com efeito, com a sua própria liberdade como força para obter tudo. Vangloria-se até disso», assinalou.

Porém, «na realidade não é assim: quantas ilusões são vendidas sob o pretexto da liberdade e quantas novas escravidões são criadas nos nossos dias em nome de uma falsa liberdade. Precisamos que Deus nos liberte de toda a forma de indiferença, de egoísmo e de autossuficiência».

«Tantos escravos. "Eu faço isto porque quero fazê-lo, drogo-me porque me dá prazer, sou livre, eu faço aqueloutro". São escravos, tornam-se escravos em nome da liberdade. Todos nós vimos pessoas assim que acabam por terra», apontou Francisco.

No fim da audiência, o papa saudou o Serviço Nacional de Proteção Civil de Itália, que deveria estar presente mas que anulou a participação para continuar as operações de socorro e assistência às populações atingidas pelo terramoto de 24 de agosto: «Agradeço-lhes pela dedicação e a generosa ajuda oferecida nestes dias. Obrigado irmãos e irmãs».

 




 

Rui Jorge Martins
Com Agências
Publicado em 10.09.2016 | Atualizado em 17.04.2023

 

 
Imagem
Quantas ilusões são vendidas sob o pretexto da liberdade e quantas novas escravidões são criadas nos nossos dias em nome de uma falsa liberdade. Precisamos que Deus nos liberte de toda a forma de indiferença, de egoísmo e de autossuficiência
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos