Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Quando fazemos alguma coisa bela, nós próprios ficamos belos

Quando fazemos alguma coisa bela, nós próprios ficamos belos

Imagem Julia Sudnitskaya/Bigstock.com

Cada um de nós está aqui para participar na criatividade de Deus, adicionando qualquer coisa de nós próprios à criação.

Trabalho bom, trabalho criativo, é qualquer trabalho que torna o mundo à nossa volta um lugar melhor e mais humano para viver. Não é apenas criando algo novo que nos tornamos "criativos". É cuidando daquilo que há de bom no mundo que nos torna artistas da nossa própria vida. Aquilo que nós fazemos para embelezar o mundo é um serviço da alma que toca as almas à nossa volta, além de levar a nossa à plenitude.

É impossível fazer seja o que for que apenas nos afete a nós. Todo o bem que fazemos torna o mundo melhor. Todo o mal que fazemos, inclusive a nós próprios, torna-o pior para alguém. O trabalho, por si só, não é necessariamente bom. Os traficantes de droga trabalham; os vendedores de armas trabalham; os piratas informáticos trabalham. Não, para ser um bom trabalho, tem de ser um trabalho que não faça mal a ninguém.

Trabalhar naquilo que gostamos muito de fazer é uma espécie de riqueza que nenhum salário, em qualquer tipo de emprego, poderá proporcionar. Uma coisa é ganhar a vida; outra coisa é construir uma vida.

Até na prisão, fazer um trabalho de que gostamos muito pode fazer crescer a alma e salvar uma pessoa. O "Birdman" de Alcatraz subverteu todo o sistema da célebre prisão norte-americana, domesticando os pássaros que pousavam no parapeito da sua janela, em vez de deixar que toda a sua vida fosse desperdiçada em amargura e depressão. Quando fazemos alguma coisa bela, nós próprios ficamos belos.

Fazendo o nosso trabalho – seja ele qual for, por muito pequeno ou oculto que seja – o melhor que pudermos, aumentamos a qualidade de vida de toda a gente que nos rodeia. O trabalho produtivo melhora o mundo; o trabalho criativo enriquece o mundo; o trabalho santo torna o mundo num lugar melhor para todos nós.



 

Joan Chittister
In "Os tempos do coração", ed. Paulinas
Publicado em 01.05.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos