Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Quando arte e misericórdia derrubam prisões

Quando arte e misericórdia derrubam prisões

Imagem Catedral de Monreale, Itália | D.R.

«Para quem vive o cansaço da prisão, experimentar a Palavra de Deus constitui a oportunidade de encontrar um espaço mais verdadeiro de memória e liberdade.»

O detido anota as suas emoções no papel e deixa-o como sinal de gratidão ao arcebispo italiano Michele Pennisi, arcebispo de Monreale, Itália, no termo da manhã passada com outros cinco companheiros que, como ele, mereceram o prémio especial de descobrirem a Criação e o amor de Deus nos mosaicos da catedral.

Uma visita preparada ao longo de um itinerário formativo e cultural dentro dos muros da prisão: “O homem em relação consigo próprio, com os outros, com Deus, com o cosmo” foi o tema das conversas que tiveram a participação assídua de Nicolò, Maurizio, Antonio, Nunzio, Francesco e Valério.

Este último, apesar de ter sido libertado há alguns dias, decidiu concluir o caminho empreendido com os companheiros, indo ter com eles a Monreale.

«Antes da visita acolhi-os no palácio arquiepiscopal, falámos muito», explicou o prelado. «Não tiveram medo de se contarem a si próprios nem de reconhecer os seus erros. É importante fazer compreender que se pode errar, mas a dignidade não se pode perder, porque somos feitos à imagem de Deus.»

A narrar a misericórdia nos mosaicos da catedral esteve o arcipreste, P. Nicola Gaglio. Os detidos comoveram-se diante do Cristo “Pantocratore” (todo-poderoso), não prendendo as lágrimas, inclusive por causa do sentido de liberdade reencontrada. O almoço na sede da Caritas de Monreal, com os familiares, selou um dia de festa.



 

Giovanna Parrino
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 27.11.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos