Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

França

Quando a floresta se espalha pela abadia

Durante duas semanas de abril, à noite, a abadia de Saint-Ouen, em Rouen, França, transformou-se numa imensa floresta graças à instalação vídeo e áudio denominada "Gothique frémissant" ("Gótico fremente").

Concebido pela escultora Françoise Jolivet e pelo cineasta Roy Lekus, a apresentação de 12 minutos foi inspirada numa monumental alameda de tílias, em forma de catedral, criada há cerca de 200 anos e entretanto classificada.

Durante dois anos, fotógrafos amadores retrataram a alameda a todas as horas do dia e em todas as estações. As imagens foram depois processadas num equipamento que as reuniu em intervalos de um segundo e lhes conferiu uma transição fluida. A seguir, foram adaptadas às formas dos arcos e pilares da abadia.

Seis videoprojetores foram instalados na igreja, despojada de imagens e esculturas, acompanhadas por uma criação sonora com sons da natureza, assinada por Francis Wargnier, três vezes nomeado para os "Césares", galardões que premeiam os melhores filmes franceses.

FotoD.R.

As cores evoluem, passando da bruma ao sol, da chuva à neve. O movimento dado pela natureza a uma arquitetura portadora de sentido contribui para alterar os limites espaciais e mentais convencionais.

FotoD.R.

Sobre os pilares projetaram-se citações e aforismos de escritores e filósofos de várias épocas que fazem referência às relações entre o ser humano e a arte.

FotoD.R.

«As florestas foram os primeiros templos da divindade, e os homens extraíram da floresta a primeira ideia da arquitetura», sustenta o site dedicado ao projeto, referindo-se ainda que o objetivo é fazer passar a instalação por várias catedrais europeias.

FotoD.R.

 

FotoD.R.

 

FotoD.R.

 

FotoD.R.

 

FotoD.R.

 

 

 

 

Fontes do texto: Culturebox.francetvinfo.fr; Nartex.fr
Trad.: SNPC/rjm
28.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D.R.

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página