Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Professora universitária assume direção da Pastoral da Cultura da diocese de Angra

Imagem Leonor Sampaio | D.R.

Professora universitária assume direção da Pastoral da Cultura da diocese de Angra

A docente universitária Maria Leonor Sampaio Silva, leiga, é a nova diretora do Serviço para a Pastoral da Cultura da diocese de Angra.

A investigadora, que desde 2011 integra a Comissão Científica do Plano Regional de Leitura, é professora auxiliar do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores, onde dirige os cursos de Comunicação Social e Cultura e o mestrado em Tradução e Assessoria Linguística.

«A nova responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura há muito que integra a equipa diocesana da Cultura, tendo sido uma das principais dinamizadoras da iniciativa “A Bíblia e a Literatura nas Artes”, que decorreu no último ano pastoral», refere a página da diocese açoriana.

Leonor Sampaio, que tem publicado regularmente ensaios e críticas literárias, ganhou em maio deste ano a primeira edição do prémio de Humanidades Daniel de Sá com o livro “Mau tempo e Má sorte - Contos pouco exemplares”.

A distinção, atribuída pelo Governo dos Açores, visa galardoar, a cada biénio, uma obra inédita com a temática “Açores”, escrita em português, por autor nacional ou estrangeiro, na categoria de literatura, linguística, história, filosofia, sociologia ou antropologia.

"Um pacto com as Artes: 30 anos da Academia das Artes dos Açores", "Laranjas, Dickens e São Miguel: a propósito de 'Oranges And Lemons'", "Maria Filomena Mónica, Os Cantos. A Tragédia de Uma Família Açoriana", "A segunda pele: um estudo da moda enquanto expressão de poder" e "A soberania do plural: culturas, conhecimentos e cidadania" são alguns dos títulos de obras e artigos de Leonor Sampaio.

Desde o início do ano de atividades de 2014/15 que o Serviço da Pastoral da Cultura foi separado da Pastoral Social na diocese de Angra.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 11.11.2014

 

 

 
Imagem Leonor Sampaio | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos