Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Presidente da República prefacia livro sobre o papa Francisco

Presidente da República prefacia livro sobre o papa Francisco

Imagem Capa | D.R.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assina o prefácio do novo livro "Conversas em altos voos - Encontros e entrevista com o papa Francisco", da jornalista Aura Miguel, especialista da Renascença de assuntos religiosos.

O volume «inclui detalhes inéditos sobre como é viajar com o papa Francisco e como é o seu estilo descontraído, dentro do avião e não só», bem como a entrevista que concedeu à Rádio Renascença a 8 de setembro de 2015, refere uma nota da Paulus Editora enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

À entrevista de uma hora, que constitui «a matéria-prima» da obra, acrescentam-se «várias peripécias documentadas em muitas fotos», a par de «minuciosos relatos dos bastidores».

«O motivo principal deste livro é dar a conhecer melhor o papa Francisco, peregrino de Fátima que aí vem, e ajudar os portugueses a reforçar o amor pelo sucessor de Pedro, tão inseparavelmente ligado à mensagem que a Virgem, há cem anos, confiou a três crianças portuguesas», assinala a editora.

"Como o conheci", "O fenómeno Bergoglio", "Com Francisco à solta no avião", "O envelope do papa", "Uma bela prenda de anos" e "Entrevista à RR" são os capítulos que compõem o livro de Aura Miguel, que realizou a cobertura jornalística de quase 100 viagens apostólicas com os papas S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

«Enquanto aguardamos na sala de embarque, dou comigo a pensar nas dores de cabeça que o papa Bergoglio já causou aos seus homens de segurança, desde a sua eleição, com sucessivos desvios ao protocolo – como quando foi à Casa do Clero, onde ficou alojado antes do Conclave, para pagar pessoalmente a conta das suas despesas, ou sempre que saiu do percurso estipulado para distribuir centenas de beijos e abraços e conversar animadamente com desconhecidos.

Mais: até àquele momento, se me perguntassem como era viajar com o santo padre, eu poderia dizê-lo com detalhes – apesar das evidentes diferenças de estilo entre João Paulo II e Bento XVI –, mas agora, prestes a iniciar um voo de doze horas com um papa argentino e tão imprevisível, a minha curiosidade estava ao rubro. Como seria Francisco “à solta” dentro do avião?», escreve Aura Miguel no primeiro capítulo.

A obra, que estará disponível para envio a partir de 13 de março, será apresentada por Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, no dia 15, em Lisboa, no El Corte Inglés (piso 7), às 19h00.



 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos