Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Presépios voltam a dar vida nova a Penela

Presépios voltam a dar vida nova a Penela

Imagem D.R.

Penela, 30 km a sul de Coimbra, volta a receber, a partir de 1 de dezembro, uma multiplicidade de iniciativas ligadas ao presépio, não só na vila como também em Espinhal e Quintal das Lapas.

O “Penela Presépio”, «inspirado em momentos, locais e personagens que recriam quadros representativos do presépio tradicional português», constitui a iniciativa que encabeça o projeto.

«De 1 de dezembro a 7 de janeiro, o “Penela Presépio” vai ser a “Estrela” que o guia até um mundo mágico com muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do nosso património histórico, natural e imaterial», lê-se na página da iniciativa.

«No cimo da encosta, decorada com o casario branco e encimado pelo castelo medieval do séc. XI, está "O Presépio" – ex-libris do Evento "Penela Presépio"», que alia a construção tradicional «à utilização de novas tecnologias e impressões 3D para animar mais de duas centenas de figuras» que «contam histórias e mostram quadros representativos da época».

O espaço pode ser visitado nos dias úteis das 10h00 às 18h00, aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 19h00, nos dias 24 e 31 de dezembro das 10h00 às 17h00 e a 25 de dezembro e 1 de janeiro das 14h30 às 19h00.

Com o mesmo horário pode ser apreciado, no mercado de Espinhal, um presépio tradicional «que representa a freguesia e o seu património histórico, natural e paisagístico», destacando-se «as aldeias, as ribeiras e as casas senhoriais».

Em Quintal das Lapas mostrar-se-á um presépio ao vivo, evocativo do presépio tradicional, «com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico - labores e artesanato, comércio e costumes - recria uma moldura cenográfica de um povo».

A cenografia pode ser vista aos sábados, domingos e feriados das 11h00 às 17h00 e nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro das 14h30 às 19h00. Eventuais condições meteorológicas adversas podem levar ao cancelamento ou mudança de horário.

Estará também patente uma mostra de presépios «nos mais emblemáticos espaços do concelho: as igrejas do Espinhal, Santa Eufémia e São Miguel», todos os dias, das 10h00 às 18h00.



 

SNPC
Fonte: Penela Presépio
Publicado em 22.11.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos