Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O seu presépio

O seu presépio

Imagem D.R.

Advento e Natal são tempos de presépio. O que preparamos em nossas casas, seja antigo, aumentado a cada ano ou inalterável, seja recente ou erguido do zero a cada Natal, é provavelmente aquele que nos é mais querido.

Em torno de cada presépio, do mais simples ao mais elaborado, nascem sempre histórias para contar. A de Jesus, Maria e José em primeiro lugar, narrativa tão antiga e sempre nova. Mas à volta da manjedoura evocam-se também tradições familiares, momentos de enternecimento, conversões…

E não só em casa. Nas ruas, igrejas, escolas há presépios que nos tocam a fé, o coração. Por termos estado envolvidos na sua montagem, por nos recordarem episódios marcantes na nossa vida, por serem belos, sóbrios, artísticos, extraordinários.

«Na simplicidade» de cada presépio «encontramos e contemplamos a ternura de Deus, manifestada na do Menino Jesus», afirmou o papa Francisco há poucos dias.

Convidamo-lo a partilhar connosco o “seu” presépio, que pode ser mais do que um. Juntamente com uma imagem por presépio, apenas o seu nome e, se desejar, uma breve descrição, não mais do que uma linha.

Envie-nos a(s) fotografia(s), em formato “jpg”, para presepios2017@gmail.com. Teremos todo o gosto em as publicar, logo que possível, a partir desta página Presépios 2017.



 

SNPC
Atualizado em 02.01.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos