Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano: Prémio Ratzinger de Teologia atribuído a leiga e padre biblistas

O Prémio Ratzinger, que pela quarta vez é atribuído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger, vai ser concedido a dois investigadores da Bíblia, sendo esta a primeira vez que a distinção é concedida a uma mulher.

«O primeiro premiado é a professora francesa Anne-Marie Pelletier, estudiosa de hermenêutica e exegese bíblica, que também se dedicou à questão da mulher no cristianismo e da Igreja», revelou hoje no Vaticano o cardeal italiano Camillo Ruini.

O presidente do Conselho Científico da fundação anunciou que o prémio será igualmente dado ao padre polaco Waldemar Chrostowski, «também ele biblista, além de empenhado no diálogo católico-judaico».

Nascida em Paris no ano de 1946, Anne-Marie Pelletier, casada e com três filhos, obteve graus académicos em Literatura Moderna, Teologia e Ciências das Religiões, sendo «uma personagem de forte relevo no catolicismo francês contemporâneo».

Para o cardeal Ruini, a investigadora une o «prestígio científico» e a «grande e versátil vivacidade cultural» à «autêntica dedicação» a questões «importantes para o testemunho cristão na sociedade».

Anne-Marie Pelletier é atualmente professora de Sagrada Escritura e Hermenêutica Bíblica na capital francesa, tendo lecionado em várias instituições e orientado retiros em diversas abadias de França e Bélgica.

No campo da interpretação da Bíblia escreveu, entre outros, os livros “Leituras do Cântico dos Cânticos - Do enigma do sentido às figuras do leitor”, “Leituras bíblicas - Nas fontes da cultura ocidental” e “O livro de Isaías – A história pelo prisma da profecia”, além de ter assinado numerosos artigos e participado em obras coletivas.

No que diz respeito ao papel das mulheres na Igreja, Anne-Marie Pelletier é autora de “O cristianismo e as mulheres - Vinte séculos de história”, e “O sinal da mulher”), enquanto que no domínio do diálogo inter-religioso foi vice-presidente do Serviço de Informação e Documentação Judeo-Cristão, em Paris, tendo redigido vários estudos e intervenções neste âmbito.

Por seu lado, Waldemar Chrotowski nasceu em 1951, tendo sido ordenado padre em 1976, ao serviço da arquidiocese de Varsóvia, especializando-se mais tarde nos estudos bíblicos, designadamente na arqueologia e no hebraico, tendo visitado, para fins científicos, a Grécia, Creta e Ásia Menor.

O sacerdote, redator-geral da revista ”Collectanea Theologica” e membro de conselhos científicos de outras publicações, preside desde 2004 à Associação dos Biblistas Polacos, sendo consultor da Comissão para a Doutrina na Fé do episcopado da Polónia.

A par da atividade docente em várias universidades, o padre Chrotowski é responsável por vasta produção científica e de divulgação da Bíblia, nomeadamente com artigos em dicionários, enciclopédias e revistas bíblicas e teológicas.

O profeta Ezequiel e a narrativa do Paraíso no livro do Génesis constituem os temas de duas das suas obras, a que se juntam dois livros-entrevista: “Deus, Bíblia, Messias” e “A Igreja, os judeus, a Polónia”.

Além de benemérito da formação de professores e investigadores, orienta cursos, retiros e peregrinações baseadas na Bíblia, e é uma figura de destaque na promoção do diálogo católico-judaico e polaco-judaico.

O padre Chrotowski, «primeiro polaco a conseguir o Prémio Ratzinger», alia ao «rigor científico a paixão pela Palavra de Deus, o serviço à Igreja e a solicitude pelo diálogo inter-religioso», sublinhou o cardeal Ruini.

O prémio que evoca a investigação teológica de Joseph Ratzinger, atualmente papa emérito Bento XVI, vai ser entregue a 22 de novembro.

 

Rui Jorge Martins
17.06.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoLe signe de la femme

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página