Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Comunicado de Imprensa

Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes, edição de 2007: Manoel de Oliveira

Falando de José Régio – que, com Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa, considerou em 1959, os três maiores poetas portugueses do século XX e "três grandes poetas do sagrado" – Manuel Antunes escreveu que ele era também o "poeta da nossa vontade de quebrar e ultrapassar os limites, dos nossos esforços por encontrar uma verdade sempre entrevista jamais contemplada, da nossa insaciável fome de Deus".

A Manoel de Oliveira, discípulo e admirador de Régio, de quem adaptou ao cinema várias obras, aplicam-se com pertinência estas palavras, ele que também podia dizer como Régio: "diga o que diga" (ou filme o que filme) "é só falar de Deus".

Aparentemente mais serena do que a obra de Régio (mas disso, que sabemos nós?) Oliveira, na sua singularíssima filmografia, iniciada em 1931, aos vinte e dois anos, e que, hoje, aos noventa e oito, prossegue com radicalidade cada vez maior, é, como Régio, o autor de "um canto de origem – que não só de essência – religiosa" (Manuel Antunes).

Quando filmou Mon Cas, em 1986, Manoel de Oliveira falou do "sinal inexorável e inextinguível da presença de Deus". "Libertai as almas cativas!" eram as palavras finais do Soulier de Satin. No seu cinema, marcado por uma dualidade que Manuel Antunes tanto sublinhou nos nossos maiores, a beleza é como que uma saudade da eternidade. É um apelo a uma unidade primordial e final de que, na sua obra, vemos os reflexos esparsos, sabendo-se "parte da parte" de um Todo por vir.

Por isso, o Júri decidiu atribuir ao maior dos nossos cineastas – cineasta da re-ligação e cineasta do Sagrado – o Prémio Manuel Antunes de 2007.

O Júri tem a seguinte composição: D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; João Aguiar, Presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença; João Bénard da Costa, Escritor; Maria Teresa Dias Furtado, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Hermínio Rico sj, Director da Revista “Brotéria”; José Tolentino Mendonça, Director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Esta é a terceira atribuição do «Prémio de Cultura – Padre Manuel Antunes», instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em parceria com a Rádio Renascença, e que, nas edições anteriores, distinguiu o poeta Fernando Echevarria e o cientista Luís Archer sj.

Fátima, 2 de Junho de 2007

 

© SNPC

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Manoel de Oliveira
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada