Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes 2007

Manoel de Oliveira faz 99 anos a pensar nos filmes que ainda quer fazer

O premiado da edição de 2007 do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes, o cineasta Manoel de Oliveira, disse à agência Lusa que está determinado a realizar todos os filmes que ainda tem em projecto.

"Continuo enquanto me deixarem e enquanto tiver saúde", disse à Lusa Manoel de Oliveira, garantindo que quer realizar todos os projectos que tem, sem dar prioridade a nenhum em especial.

"Não quero chegar a parte nenhuma, [o cinema] foi só a minha paixão, foi quase que instintivo", afirmou o cineasta.
Manoel de Oliveira escusou-se a falar sobre o seu passado, sublinhando que está concentrado apenas nos planos para o futuro.

"Não olho para os filmes que fiz", frisou. Manoel de Oliveira nasceu no Porto em 11 de Dezembro de 1908, mas foi registado como se tivesse nascido no dia seguinte.

Com 76 anos de cineasta e 99 de idade, Manoel de Oliveira é o mais velho realizador de cinema do Mundo em actividade e o mais premiado do cinema português.

Belle Toujours e Cristóvão Colombo - O Enigma (com estreia marcada para 10 de Janeiro) são as obras mais recentes de Manoel de Oliveira, que tem em projecto O estranho caso de Angélica e a adaptação para cinema do conto de Eça de Queiroz Singularidades de uma rapariga loira.

 

Saiba mais sobre o Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes.

in Diário Digital

Publicado em 12.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Manoel de Oliveira
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada