Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes 2013 para Roberto Carneiro: Declaração do Júri

Na nona edição do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, galardão anual promovido pela Igreja católica, o júri deliberou, por unanimidade, atribui-lo ao engenheiro Roberto Carneiro.

Numa época atormentada pela incerteza sobre o nosso presente nacional, e quando se assiste, de novo, à interrogação sobre as opções fundamentais, a personalidade do engenheiro Roberto Carneiro testemunha a aposta inequívoca a fazer na pessoa humana, a começar pela educação, base de todo o desenvolvimento verdadeiro e de qualquer cidadania que se pretenda assumida e ativa. De modo algum, as dificuldades e indefinições da conjuntura atual podem comprometer o investimento no campo da educação. Este, por outro lado, precisa de ser acompanhado por uma reflexão profunda e permanente que estimule a sua qualidade, o seu horizonte personalista e integral, a sua capacidade de dialogar não só com o presente, mas de projetar novas linhas de futuro.

O engenheiro Roberto Carneiro tem dedicado a esta causa a sua vida, entregando-se a ela com paixão, sabedoria e exemplaridade. Antes de tudo como professor e investigador na área das ciências da educação, onde alcançou um consensual e justíssimo reconhecimento, nacional e internacional. Em seguida, como perito e consultor de reputadas organizações internacionais (Banco Mundial, UNESCO, OCDE, Conselho da Europa, União Europeia, OEI), tendo desenvolvido trabalhos em cerca de 50 países. E sem esquecer o seu contributo à atividade política portuguesa, primeiro como Secretário de Estado e depois como Ministro da Educação. Razões de sobra para sublinhar e agradecer a fecundidade e o altíssimo mérito do seu percurso.

Esta é a nona atribuição do «Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes», instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em parceria com a Rádio Renascença, e que, nas edições anteriores, distinguiu já o poeta Fernando Echevarria, o cientista Luís Archer s.j., o cineasta Manoel de Oliveira, a professora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual Adriano Moreira, o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso e o arquiteto Nuno Teotónio Pereira.

O Júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes teve a seguinte constituição: D. João Lavrador, Vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Cónego João Aguiar, Presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, patrocinadora deste Prémio, que se fez representar; António Vaz Pinto S.J., Diretor da Revista “Brotéria”; Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura, que se fez representar; Maria Teresa Dias Furtado, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e José Tolentino Mendonça, Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

 

© SNPC | 13.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Roberto Carneiro
Foto: Instituto Português
do Desporto e Juventude

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página