Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Português Nuno Costa ganha prémio internacional de Jovem Compositor com "Pater noster"

Imagem

Português Nuno Costa ganha prémio internacional de Jovem Compositor com "Pater noster"

O português Nuno Costa (n. 1986, Cerva, Ribeira de Pena, Vila Real) ganhou esta sexta-feira o Prémio de Jovem Compositor da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea com a peça "Pater noster".

A distinção do trabalho para coro "a cappella" a 8 vozes foi atribuída durante os "World Music Days" (Dias Internacionais da Música) que decorreram entre 26 de setembro e 2 de outubro em Liubliana, capital da Eslovénia.

«Neste trabalho é importante ter em consideração que a aproximação ao texto sagrado é feita segundo a perspetiva de alguém que identifica a oração a partir da experiência coletiva da sua recitação. Baseada nesta premissa, a ideia musical foi desenvolvida tendo em mente o conceito de "multidão"», explica o autor no texto de apresentação do trabalho.

O compositor termina a nota de enquadramento da peça sublinhando que, «acima de tudo, há uma tentativa de explicar as diferentes condições do Ser: da condição temporal à espiritual».

O júri realçou que "Pater noster" consegue balancear «contrastes» com uma «forte linha direcional, mantendo intensidade do princípio ao fim», e elogiou a clareza do projeto do compositor e a lógica interna da peça.

Nuno Costa estuda na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, depois de ter concluído os estudos no Conservatório Real de Antuérpia e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, no Porto. Também acompanha de perto a obra do padre e compositor Joaquim dos Santos.

O seu percurso inclui a participação em projetos artísticos multidisciplinares no Porto, onde algumas das suas obras foram interpretadas em igrejas, e na Bélgica. Proximamente vai estrear-se naquele que é considerado o principal teatro lírico de Veneza, o "La Fenice", e a sua obra "Discursos" vai ser apresentada na Austrália.

Além de Nuno Costa, a Secção Portuguesa da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea (International Society for Contemporary Music, ISCM, em inglês) escolheu como representante de Portugal nos "World Music Days" Patrícia Sucena de Almeida, na categoria quarteto de cordas.

Criada em 1922 para promover a música contemporânea em todas as suas formas, a ISCM abrange atualmente 60 organismos em mais de 50 países, tendo neste festival anual o principal meio para concretizar os seus objetivos.

 




 




 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.10.2015 | Atualizado em 18.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos