Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Portugal e Átrio dos Gentios na rota do Conselho Pontifício da Cultura

Portugal e Átrio dos Gentios na rota do Conselho Pontifício da Cultura

Imagem Siza Vieira e cardeal Ravasi, acompanhados por D. Pio Alves e D. António Francisco dos Santos, junto à igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses | João Lopes Cardoso/Diocese do Porto/

As visitas a Portugal e as quatro sessões do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes, marcaram as mais recentes atividades do Conselho Pontifício da Cultura.

“Mulher e violência” foi o tema de um encontro que decorreu na sede do Conselho, no Vaticano, para o qual foram convidadas estudantes que partilharam os seus pontos de vista sobre o tema.

Em Bratislava, na Eslováquia, foi debatido o tema “Novas formas de pobreza, causas e soluções”, com o presidente do Conselho Pontifício, cardeal Gianfranco Ravasi, a falar sobre o influxo de refugiados na Europa e a necessidade de o Estado assegurar a sua assistência.

“Pena e esperança” foi outro dos assuntos debatido no âmbito do Átrio dos Gentios, primeiro na Câmara dos Deputados italiana e depois na “Regina Coeli”, estabelecimento de reclusão em Roma.

As prisões, os estrangeiros, as sentenças e a reformas centradas na reabilitação foram as questões refletidas na sessão que reuniu o ministro italiano da Justiça, tendo o cardeal Ravasi acentuado que «a pena que não oferece esperança é contraproducente porque a esperança é o ADN da mudança».

Organizado pelo Fórum Ecuménico Social, com o apoio do Conselho, realizou-se em Madrid um encontro sobre “Cultura da comunidade e do bem comum”, abrangendo problemas como a rutura do contrato social nas sociedades ocidentais.

A Fundação do Átrio dos Gentios tem agora um novo conselho, presidido pela italiana Consuelo Corradi, professora no departamento de Ciências Humanas (Comunicação, Formação, Psicologia) da Universidade LUMSA, em Roma.

O cardeal Gianfranco Ravasi esteve em Marco de Canaveses para assinalar os 20 anos da igreja de Santa Maria, onde se encontrou com o seu arquiteto, Siza Vieira, além de ter participado no Fórum do Futuro, que decorreu no Porto.

O bispo irlandês Paul Tighe, secretário adjunto do Conselho Pontifício da Cultura, também se deslocou a Portugal para intervir na Web Summit, em Lisboa, sobre “A Igreja católica num mundo digital” e “Pregar aos convertidos”.

Na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile, o cardeal Ravasi recebeu o doutoramento Honoris Causa e falou sobre “Fé, cultura e sociedade”, tendo também visitado Reggio Calabria, em Itália, para falar sobre ecologia ambiental e alimentar, em torno da figura de S. Francisco de Paula.

“A unidade dos cristãos: que modelo de comunhão plena?” foi o tema da assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos em que esteve presente, na qualidade de consultor, o bispo beninês Bartélemy Adoukonou, secretário do Conselho Pontifício da Cultura.

O padre espanhol Melchor Sanchez de Toca, subsecretário do Conselho, marcou presença em Buenos Aires para falar sobre o desporto ao serviço da humanidade num encontro organizado pela Fundação Boca Social.

O Conselho Pontifício da Cultura acolheu uma sessão de trabalho sobre o projeto “Human Technopole”, centrado na atual e futura investigação científica e tecnológica, na perspetiva de como pode as pessoas carenciadas.

Entre os eventos programados para breve incluem-se a entrega do prémio das Academias Pontifícias, a 6 de dezembro, o encontro “Música e Igreja: Culto e cultura 50 anos depois da ‘Musicam sacram’ [instrução do Concílio Vaticano II sobre a música na liturgia]”, de 2 a 4 de março, em Roma, e a conferência sobre a água, a 22 e 23 de março.



 

Conselho Pontifício da Cultura
Edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 25.11.2016

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos