Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Portos há muitos

Há um Porto onde aterram aviões e, em anos que já lá vão, se chamava de pedras rubras…Lindo nome. Há um Porto que vem das nossas origens históricas porto+cale… Há um Porto de onde partem barcos rio-acima…rio-abaixo, deliciando os turistas com o património da sua esplêndida paisagem vinhateira, inebriados com o néctar dos deuses. Há um Porto de onde partem grandes navios que cruzam os mares e os oceanos, cargueiros de matérias-primas neste mundo globalizado.

Mais há mais Porto(s), muitos mais: uns terrestres, marítimos e aéreos; de embarque, de abrigo, aeroporto, entre outros.

E há ainda outros com apelidos muito atraentes, tais como: Porto Alegre, Porto Alto, Porto Santo, Porto Seguro,…sem esquecer, (Port/alegre, PortuGal)

Pois é. Eu conheço pessoas cuja vida se pode classificar de viver num porto; estão permanentemente em espírito de saída… num ingénuo querer ir e voltar. Uma e outra vez verbalizam o desejo do regresso a casa… ao seu país de origem. Mas, como «o sonho é que comanda a vida», há quem se aproveite deste legitimo direito de abalar e do natural anseio de melhorar a vida. E eis que aparece sempre alguém, com promessas (falsas), alimentando o sonho de poder singrar algures, numa terra fantasiada, onde corre leite e mel...euros e/ou dólares. E aí, asseguram-lhes, poderão usufruir de mil e uma oportunidades, com as quais, rápida e facilmente, irão colmatar as necessidades e fazer um pé-de-meia, (sabe-se lá como e a que preço!).

A pobreza (e não só) vulnerabiliza as pessoas, ao ponto de se deixarem transportar de porto em porto…numa procura louca do prometido Eldorado. Contudo, viver no porto traz consigo uma melancolia pardacenta…que aturde quem faz disso o modus vivendi.

Estamos perante o fenómeno da imigração, regular e irregular. Ajudada umas vezes por mãos conhecidas, porém, na maior parte dos casos, são mãos invisíveis e mafiosas que movem as teias. Neste sentido, todos os alertas são bem-vindos, embora na prática, o sonho e as necessidades falem mais alto.

A Roseli relata-nos o seu itinerário/percurso de viagem. Só sabe dizer: «Eu embarquei no Porto, desembarquei no Porto, fui depois levada para o Porto e fui explorada no Porto». Provavelmente, devido aos narcóticos que a forçaram a tomar, a Roseli não consegue identificar os meios de transporte utilizados nestes tenebrosos trajetos.

Todos estes Portos por onde a Roseli passou, obviamente, têm os seus respetivos apelidos que referi anteriormente: Alegre, Alto, sem faltar no da Invicta, claro. Sempre de malas aviadas, a Roseli não consegue assentar arraiais... Mais grave ainda, ela não se reconhece mercadoria excelente, valiosa, de elevada qualidade, capaz de fazer render lucros fabulosos. Tem tudo para isso (voltar) a acontecer.

No passado mês de janeiro, a Policia espanhola disse ter libertado nos últimos nove meses 787 mulheres, todas elas engatilhadas em redes de prostituição forçada, diga-se, exploração sexual com todos os seus condimentos (situação irregular, ameaças, vigilância apertada, dívidas, etc.)

O nosso intento é ajudar as Roseli(s) a aterrar na realidade, protegidas, amparadas, seguras em definitivo. Não está a ser nada fácil! Emaranhadas na trama da teia… a neblina do porto em que vivem mói-lhes os sentimentos… e não as deixa rasgar a rede(s)… para, de uma vez por todas, decidir o rumo a seguir.

Do outro lado dos portos, cá estamos nós, com as nossas outras Redes (eclesiais, civis, religiosas, estatais), a nível local, nacional, europeu, internacional. Assinamos protocolos, fazemos inúmeras reuniões, organizamos formações, realizamos congressos, elaboramos manuais de boas práticas, criamos observatórios, são financiados projetos de apoio, e… (!?), continuamos sem saber quantas Roseli(s) andam por aí atordoadas nos portos, onde é que estão exatamente, como chegar até elas (e a eles), quais as melhores estratégias para as libertar e proteger, como combater a traficância…

Se alguém souber, junte-se a nós! As vítimas agradecem.

 

Ir. Maria Júlia Bacelar, adoradora
© SNPC | 13.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Tráfico de mulheresImagem: D.R.

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página