Concílio Vaticano II - 50 anos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgendaVídeosLigações Arquivo

Pontifício Conselho das Comunicações Sociais revela vídeo de uma das sessões do Concílio Vaticano II

O Pontifício Conselho das Comunicações Sociais disponibilizou um vídeo com cerca de 15 minutos com imagens da promulgação do decreto “Inter mirifica”, sobre os média, aprovado a 4 de dezembro de 1963.

As imagens conservadas na Filmoteca do Vaticano, extraídas de várias câmaras, abrem 50 anos depois uma janela sobre o decorrer dos trabalhos de leitura e votação dos documentos conciliares.

No vídeo, observa-se o bispo D. Pericle Felici, secretário do concílio, que leu o decreto e o submeteu à apreciação final dos padres conciliares. A seguir, os votantes receberam os boletins para o escrutínio. A filmagem termina com as palavras e a bênção do papa Paulo VI.

A primeira versão do texto, preparada entre 1960 e 1962, tinha 114 parágrafos, que passaram para 24 no documento final. Esta diminuição levou a que o documento, originalmente pensado para ser uma constituição, passasse a ser denominado de decreto.

Na votação preliminar, realizada a 25 de novembro de 1963, o “Inter mirifica” alcançou o maior número de votos negativos para um texto conciliar - 503 votos contrários, 1598 votos favoráveis e 11 abstenções -, expressando a preocupação dos votantes quanto à falta de perspetivas teológicas.

No entanto, a 4 de dezembro de 1963, com a presença do papa Paulo VI, a reação negativa atenuou-se significativamente, e o documento foi ratificado com 1960 votos a favor e 164 contra.

“Inter mirifica” são as duas primeiras palavras, em latim, do decreto, que começa desta forma: «Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens».

 

 

 

Rui Jorge Martins
Vídeo e foto: Pontifício Conselho das Comunicações Sociais
© SNPC | 13.12.13

FotoConcílio Vaticano II

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página