Pedras angulares

Tradição e evolução na Igreja

Deve haver um grande cuidado na própria Igreja católica, para mantermos aquilo que foi acreditado em toda a parte, sempre e por todos. É isto o que verdadeira e propriamente é católico.

Os três critérios que garantem a ortodoxia são a universalidade, a antiguidade e a aceitação unânime... (...)

Diz o Apóstolo: Ó Timóteo, guarda o depósito da fé, evita as vãs conversas profanas. Quem é hoje Timóteo senão a Igreja na sua totalidade, e de modo particular o conjunto dos seus responsáveis, os quais devem possuir em si mesmos ou fazer com que outros adquiram toda a ciência do culto divino? ... Guarda o depósito. O que é o depósito? E o que te foi confiado, não o que tu encontraste, é o que recebeste, não o que imaginaste; não é um problema de engenho, mas de ensinamento, não de propriedade privada, mas de tradição pública. Veio até ti, mas não nasceu de ti, pelo que não deves ser autor, mas guardião; não deves ser mestre, mas discípulo; não deves ser condutor, mas seguidor. Guarda o depósito, conserva inviolável e puro o talento da fé católica. O que te foi confiado deve permanecer junto de ti e ser transmitido por ti. Tu recebeste ouro, entrega ouro; não quero que me entregues outra coisa em sua substituição. Não dês desavergonhada e fraudulentamente chumbo por ouro. Não quero ouro fingido, mas autêntico.

Ò Timóteo, ó presbítero, ó comentador, ó pregador: se o ministério divino te tornou idóneo, pela capacidade, pelo trabalho, pela doutrina, constrói o tabernáculo espiritual, esculpe as pérolas preciosas do dogma divino, une fielmente, adorna com sabedoria, acrescenta esplendor, graça e encanto. Compreenda-se claramente, graças ás tuas exposições, o que se compreendia obscuramente antes de ti. Graças a ti a posteridade felicitar-se-á por compreender o que antes de ti a antiguidade venerava sem o compreender. Contudo, ensina o mesmo que aprendeste. E, quando falares de maneira nova, não digas coisas novas

Talvez alguém pergunte: Não haverá progresso algum dos conhecimentos religiosos na Igreja de Cristo? Há, sem dúvida, e muito grande. Com efeito, quem será tão malévolo para com a humanidade e tão inimigo de Deus que pretenda impedir este progresso? Mas é preciso que seja um verdadeiro progresso da fé, e não uma alteração da fé. Verifica-se um verdadeiro progresso quando uma coisa se desenvolve sem deixar de ser ela mesma; dá-se unia alteração quando deixa de ser o que é e se transforma noutra.

É necessário, portanto, que, através das idades e dos séculos, cresça e se, desenvolva continuamente a inteligência, a ciência e a sabedoria de todos e cada um, de, cada homem e de toda a Igreja. Mas este desenvolvimento na fé deve dar-se segundo a sua natureza, isto é, conservando a identidade do dogma, da doutrina e do seu significado.

S. Vicente de Lérins (séc. V)

16.01.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé


S. Vicente de Lérins
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada