Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Patriarca de Lisboa vai ao Centro Cultural de Belém falar sobre "Arte e Fé"

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, participa a 26 de outubro, na capital, no ciclo de palestras sobre Arte e Fé, integrado nos encontros "As encruzilhadas da arte".

A sessão, que se realiza entre as 18h30 e as 20h00 no Centro Cultural de Belém (Sala Fernando Pessoa), é moderada pela professora universitária Maria Teresa Dias Furtado, membro do júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído anualmente pela Igreja católica através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

"As encruzilhadas da arte", que no próximo encontro decorrem pela 51.ª vez, estão a ser dedicados, em 2012/13, ao Ano da Fé, que a Igreja católica assinala até 24 de novembro, último domingo do ano litúrgico.

D. Manuel Clemente foi desde abril de 2002 promotor da Pastoral da Cultura na Conferência Episcopal Portuguesa, organismo a que preside atualmente, tendo dirigido a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais entre 2005 e 2011.

Maria Teresa Dias Furtado é professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Literatura e Tradução Alemãs.

Além de artigos na área da sua especialidade, publicou textos sobre poesia portuguesa contemporânea, nomeadamente "O alvor do mundo", «diálogo poético» com António Ramos Rosa (2002, ed. Quasi).

Traduziu obras de Hölderlin e Rainer Maria Rilke (por exemplo, neste último caso, "As elegias de Duíno", "A vida de Maria" e "O livro de horas"), acompanhadas de prefácios de sua autoria.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.10.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página