Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa reconhece «virtudes heróicas» de Luiza Andaluz e aproxima-a da beatificação

Papa reconhece «virtudes heróicas» de Luiza Andaluz e aproxima-a da beatificação

Imagem Luíza Andaluz | D.R.

O papa aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” da Serva de Deus Luiza Andaluz, fundadora da congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, anuncia hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O decreto foi publicado após a audiência que Francisco concedeu, esta segunda-feira, ao responsável máximo (prefeito) da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.

Luiza Andaluz nasceu a 12 de fevereiro de 1877 em Santarém, tendo falecido a 20 de agosto de 1973, aos 96 anos, em Lisboa.

Aos 14 anos, Luiza Andaluz recebe do cardeal D. José Neto, patriarca de Lisboa, a missão de auxiliar as Irmãs Capuchas, em Santarém, na abertura e organização de uma escola, para ensinar crianças pobres e tornar as religiosas mais próximas da população, recordam as Servas de Nossa Senhora de Fátima.

Após a implantação da República, em 1910, os bens da Igreja tornam-se património do Estado e muitas escolas e obras católicas são encerradas.

Em 1918 Luiza «recebe, na sua própria casa, cerca de cem meninas que ficaram órfãs por causa de uma epidemia», além de percorrer bairros onde proliferava a doença, levando auxílio material e espiritual.

Depois de participar na celebração da tomada de hábito religioso da irmã, Eugénia, Luiza percebe o chamamento de Deus e sai do convento com a «firme resolução» de entregar a sua vida à consagração divina.

Durante o seu processo de discernimento pensa fundar uma congregação para responder «às necessidades de evangelização e dar continuidade às obras sociais de educação e promoção humana».

A ordem religiosa surge a 15 de outubro de 1923, com a primeira comunidade que se reuniu na sua própria casa, em Santarém, casa-mãe da congregação.

O processo para a canonização da religiosa foi entregue pelas Servas de Nossa Senhora de Fátima a 3 de abril de 2000. O próximo passo, a beatificação, que antecede a declaração de santidade, requer a aprovação de um milagre obtido por intercessão de Luiza Andaluz.

A congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima tem comunidades em Portugal, Bélgica, Brasil, Luxemburgo e Guiné-Bissau, além de delegações em Angola e Moçambique.



 

SNPC
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Publicado em 19.12.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos