Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa recebe fato de astronauta da Estação Espacial Internacional

Astronautas da Estação Espacial Internacional ofereceram hoje ao papa Francisco uma réplica do fato-macaco azul que usaram na missão da plataforma, a 53.ª, que decorreu entre setembro e dezembro de 2017.

«Dado que o hábito faz o monge, pensámos mandar fazer-lhe um fato de voo como o nosso», afirmou o engenheiro italiano Paolo Nespoli durante a audiência no Vaticano, a que Francisco respondeu: «Ok, então você vai planear a minha viagem».

Durante o encontro, que contou com a presença de outros quatro membros da Estação Espacial - três americanos e um russo -, Nespoli explicou que o fato é idêntico ao deles, mas alguns detalhes distinguem-no: além da bandeira argentina, foram acrescentadas as armas da Santa Sé e o nome do papa.

O astronauta italiano integrou uma conversa de 20 minutos por vídeo entre Francisco e os tripulantes da Estação Espacial ocorrida a 26 de outubro: «A atmosfera é uma realidade frágil, subtil, a ponto de poder destruir-se», afirmou então o papa.

«Muito obrigado, caros amigos, gostaria de dizer: queridos irmãos, porque vos consideramos como representantes de toda a família humana neste grande projeto de pesquisa que é a Estação espacial. Agradeço-vos de coração esta conversa, que me enriqueceu muito», concluiu Francisco.

Os investigadores da Expedição 53 estudaram as partículas de raios cósmicos, demonstraram os benefícios dos filamentos de fibra ótica em ambiente de microgravidade, investigaram terapias para curar a atrofia muscular e exploram as capacidades de um novo medicamento que acelera a restauração óssea, explica a agência espacial norte-americana, NASA.


 

SNPC
Fontes: Reuters, NASA
Publicado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos