Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa recebe Evangeliário da Misericórdia com imagens de Marko Rupnik

Imagem Papa Francisco recebe Evangeliário da Misericórdia | Vaticano, 3.12.2015 | © L'Osservatore Romano

Papa recebe Evangeliário da Misericórdia com imagens de Marko Rupnik

O “Evangeliário da Misericórdia”, com excertos dos quatro Evangelhos ilustrados com imagens de mosaicos criados pelo padre esloveno Marko Ivan Rupnik, foi hoje apresentado ao papa Francisco pelo autor, no Vaticano

O religioso jesuíta concebeu, entre outras obras, o grande painel que domina o interior da basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, e os mosaicos da capela Redemptoris Mater, no Vaticano.

As criações artísticas do Evangeliário, copublicado pela Conferência Episcopal Italiana e editora San Paolo, «não são apenas uma ilustração decorativa» mas, «através das imagens, dos gestos, das cores, sublinham aspetos teológicos da misericórdia», explicou Marko Rupnik à Rádio Vaticano.

O exemplar entregue a Francisco tem na capa um mosaico real, em miniatura, de execução «muito difícil», afirmou o religioso, dado que algumas das peças que o compõem têm menos de meio milímetro.

O volume inclui textos introdutórios assinados pelo padre Alessandro Amapani e é prefaciado pelo arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, entidade coordenadora do Ano da Misericórdia, que começa a 8 de dezembro.

«Ninguém pode sentir-se estranho ou excluído da participação na vida divina, e este Evangeliário nasce precisamente do desejo de recolher a experiência de encontro com a misericórdia do Pai», refere o texto de apresentação.

A obra, que apresenta as leituras para os domingos, solenidades e festas do ano litúrgico, permite a «escuta religiosa da Palavra de Deus que tudo transforma» mediante o «caminho da beleza», destaca a sinopse.

O Evangeliário é frequentemente elaborado com maior cuidado relativamente a outros livros com trechos bíblicos, tendo em conta que a sua proclamação constitui, na missa, o ponto culminante da Liturgia da Palavra.

A Igreja recomenda que pelo menos nas catedrais, paróquias e igrejas maiores e mais frequentadas haja um Evangeliário «ornado com beleza» e que se distinga de outros livros.

Na missa, durante a procissão de entrada, o Evangeliário pode ser transportado solenemente por um diácono ou outro ministro, que o deixa sobre o altar, fechado. Altar e evangeliário são beijados pelo presidente da celebração antes de se dirigir ao seu lugar.

Depois de ter sido levado solenemente do altar para o ambão, o Evangeliário pode ser incensado antes da proclamação da leitura, após a qual é beijado pelo ministro ou levado ao bispo, quando preside à celebração, para o mesmo efeito.

O livro dos Evangelhos é também usado na ordenação de um diácono, sendo-lhe entregue, e de um bispo, quando é imposto e sustentado sobre a sua cabeça. Nas exéquias, pode colocar-se sobre o féretro.

Nos sínodos e concílios, o Evangeliário é entronizado no começo de cada reunião plenária (congregação geral).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.12.2015

 

 
Imagem Papa Francisco recebe Evangeliário da Misericórdia | Vaticano, 3.12.2015 | © L'Osservatore Romano
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos