Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa inspira primeira incubadora de empresas “startup” ecológicas ligada ao Vaticano

Papa inspira primeira incubadora de empresas “startup” ecológicas ligada ao Vaticano

Imagem 171142562/Bigstock.com

O papa Francisco e a sua encíclica “Laudato si’”, sobre o cuidado da casa comum, datada de 24 de maio de 2015, inspiraram a criação da primeira incubadora de empresas “startup” que se distinguem pela proteção da natureza.

O “Laudato Si Challenge” (Desafio Laudato Si), ligado ao Vaticano, constitui um ninho para organismos empresariais emergentes e de elevado potencial que procuram acelerar o financiamento, aconselhamento e a procura de mercados para se expandirem.

A iniciativa privilegia a atuação em sete categorias essenciais para a salvaguarda do planeta: energia, alimentação, água, soluções urbanas, potencial humano, conservação e indústria e finança através de modelos menos invasivos do que os atuais.

«Apoiamos ativamente a justiça social ao procurar, financiar e incubar empresas que resolvem os maiores problemas do mundo», lê-se na página do projeto, que seleccionou nove companhias para o programa de “aceleração”, das mais de 300 de vários pontos do globo que se candidataram.

O plano partiu do novo dicastério (departamento) do Vaticano para o Desenvolvimento Humano Integral, dirigido pelo cardeal ganês Peter Turkson, com a ajuda de um empreendedor norte-americano, Eric Harr, que financiou a plataforma com um capital inicial de 85 mil euros.

Uma das prioridades da iniciativa, que é um exemplo de nova economia que o papa Francisco apoia, é a justiça social, bem como contribuir para alcançar o equilíbrio climático em 2030.

O projeto, acompanhado por quase três dezenas de mentores, «tornar-se-á um farol de novos negócios, inspirando uma nova geração de empreendedores a construir empresas com fins lucrativos» que respondam «aos maiores desafios da humanidade de formas que são benéficas para todos», refere a página.

A produção de alimentos baseada em arroz e farináceos provenientes dos desperdícios de algumas padarias, em sintonia com o conceito de economia circular, destinado a tornar-se um percurso obrigatório no futuro próximo, foi uma das ideias aprovadas.



 

SNPC
Com "Il Messaggero"
Publicado em 12.12.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos