Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco vai receber "Obra Completa do Padre António Vieira"

Imagem

Papa Francisco vai receber "Obra Completa do Padre António Vieira"

O papa vai receber a 4 de março, na audiência geral semanal das quartas-feiras, a "Obra Completa do Padre António Vieira", eminente pregador português (1608-1697) que, como Francisco, pertenceu à Companhia de Jesus (Jesuítas).

A comitiva que se deslocará ao Vaticano é liderada pelo reitor emérito da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, acompanhado pelo atual reitor, António Cruz Serra, revela uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O grupo que oferecerá a coleção é composto também por membros do Conselho de Administração e da Direção Editorial do Círculo de Leitores, responsável pela publicação dos 30 volumes, bem como por membros da coordenação do projeto "Vieira Global".

Os especialistas portugueses e brasileiros que trabalharam na "Obra Completa" «encontram um grande paralelismo no carácter, nas atitudes, na frontalidade, nos diagnósticos e nas propostas do Papa Francisco», sublinha o comunicado.

No mesmo dia, pelas 18h30, a coleção vai ser apresentada no Instituto Português de Santo António de Roma, «onde Vieira pregou importantes sermões», pelo bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho da Cultura.

A sessão conta com a participação do reitor da Universidade de Lisboa e do seu antecessor, do embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António de Almeida Ribeiro, e do reitor do Instituto de Santo António, Agostinho da Costa Borges.

No encontro intervêm igualmente o presidente da editora Círculo de Leitores, Paulo Oliveira, e do diretor da coleção e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, José Eduardo Franco.

A "Obra Completa do Padre António Vieira" foi apresentada esta quarta-feira, na Póvoa de Varzim, no âmbito do encontro Correntes d'Escritas, em encontro moderado por José Carlos Vasconcelos, que qualificou de «monumental, histórica e única na História da Literatura Portuguesa» a coleção dedicada ao "imperador da língua portuguesa".

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.02.2015 | Atualizado em 19.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos