Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa batizou 33 crianças: Agradeçamos o dom do leite e rezemos pelas mães que não podem dar de comer aos filhos

Imagem Papa Francisco batiza criança | Capela Sistina, Vaticano | 11.1.2015 | D.R.

Papa batizou 33 crianças: Agradeçamos o dom do leite e rezemos pelas mães que não podem dar de comer aos filhos

Escutámos na primeira leitura que o Senhor se preocupa com os seus filhos como um pai; preocupa-se em dar aos seus filhos um alimento substancial. Através do profeta, Deus diz: Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não alimenta? E o vosso salário
naquilo que não pode saciar-vos? (Isaías 55, 2). (...) Deus quer dar coisas boas aos seus filhos. E qual é o alimento substancial que Deus nos dá?

É a sua Palavra: a sua Palavra faz-nos crescer, faz-nos levar bons frutos na vida, como a chuva e a neve fazem bem à terra e a tornam fecunda. Assim vós, pais, e também vós, padrinhos e madrinhas, avós, tios, ajudareis estas crianças abem crescer se lhes derdes a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus. (...)

Vós, mães, dais aos vossos filhos o leite - também agora, se têm fome e choram, podereis dar-lhes o leite. Agradeçamos ao Senhor pelo dom do leite, e rezemos por aquelas mães - são tantas, infelizmente - que não estão em condições de dar de comer aos seus filhos. Rezemos e procuremos ajudar estas mães.

Aquilo que faz o leite para o corpo, a Palavra de Deus faz para o Espírito: a Palavra de Deus faz crescer a fé. E graças à fé nós somos gerados por Deus. É o que acontece no Batismo. Ouvimos o apóstolo João: «Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus (1 João 5, 1).

É nesta fé que as vossas crianças são batizadas. Hoje é a vossa fé, queridos pais, padrinhos e madrinhas. É a fé da Igreja, na qual estes pequeninos recebem o Batismo. Mas amanhã, com a graça de Deus, será a sua fé, o seu "sim" pessoal a Jesus Cristo, que nos dá o amor do Pai.

Dizia: é a fé da Igreja. Isto é muito importante. O Batismo insere-nos no corpo da Igreja, no povo santo de Deus. E neste corpo, neste povo a caminho, a fé é transmitida de geração em geração: é a fé da Igreja. É a fé de Maria, nossa Mãe, a fé de S. José, de S. Pedro, de Santo André, de S. João, a fé dos apóstolos e dos mártires, que chegou até nós através do Batismo. (...)

Isto é muito belo. É um passar de mão e mão a vela da fé: vamos exprimi-lo também dentro em pouco com o gesto de acender as velas no grande círio pascal. O grande círio representa Cristo ressuscitado, vivo no meio de nós. Vós, famílias, tomais dele a luz da fé a transmitir aos vossos filhos. Esta luz tomai-la na Igreja, no corpo de Cristo, no povo de Deus que caminha em cada tempo e em cada lugar. (...)

Um último aspeto emerge com intensidade das leituras bíblicas de hoje: no Batismo somos consagrados pelo Espírito Santo. A palavra "cristão" significa isto, significa consagrado como Jesus, no mesmo Espírito em que Jesus foi imergido em toda a sua existência terrena. Ele é o "Cristo" (...), os batizados somos "cristãos".

Por isso, queridos pais, queridos padrinhos e madrinhas, se quereis que as vossas crianças se tornem verdadeiros cristãos, ajudai-os a crescer "imergidos" no Espírito Santo, isto é, no calor do amor de Deus, na luz da sua Palavra. Por isso, não esqueçais de invocar muitas vezes o Espírito Santo todos os dias. (...)

Podeis fazê-lo, por exemplo, com esta simples oração: «Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acendei neles o fogo do teu amor": Podeis fazer esta oração pelas vossas crianças, além de, naturalmente, por vós próprios.

Quando fizerdes esta oração, sentireis a presença materna da Virgem Maria. Ela nos ensina a rezar ao Espírito Santo, e a viver segundo o Espírito, como Jesus. Nossa Senhora acompanhe sempre o caminho das vossas crianças e das vossas famílias. Assim seja!

 

Papa Francisco
Capela Sistina, Vaticano, 11.1.2015
Publicado em 11.01.2015

 

 
Imagem Papa Francisco batiza criança | Capela Sistina, Vaticano | 11.1.2015 | D.R.
O Batismo insere-nos no corpo da Igreja, no povo santo de Deus. E neste corpo, neste povo a caminho, a fé é transmitida de geração em geração: é a fé da Igreja. É a fé de Maria, nossa Mãe, a fé de S. José, de S. Pedro, de Santo André, de S. João, a fé dos apóstolos e dos mártires, que chegou até nós através do Batismo
Se quereis que as vossas crianças se tornem verdadeiros cristãos, ajudai-os a crescer "imergidos" no Espírito Santo, isto é, no calor do amor de Deus, na luz da sua Palavra. Por isso, não esqueçais de invocar muitas vezes o Espírito Santo todos os dias
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos