Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa critica duplicidade de países que vendem armas e falam de paz

Imagem

Papa critica duplicidade de países que vendem armas e falam de paz

«Como se pode acreditar em quem te acaricia com a mão direita e com a esquerda te bate?», questiona o papa a propósito de países que vendem armas e, ao mesmo tempo, se dizem interessados em construir a paz.

A pergunta de Francisco foi feita na mensagem em vídeo, revelada hoje pela Rádio Vaticano, na qual se associa à campanha da Cáritas Internacional em favor da paz na Síria, com o objetivo de pôr fim à guerra que dura há cinco anos.

«Entristece muito o meu coração», diz o papa a propósito do conflito, antes de frisar que «enquanto o povo sofre, incríveis quantidades de dinheiro são gastas para fornecer as armas aos combatentes. E alguns dos países fornecedores destas armas estão também entre aqueles que falam de paz».

Francisco sublinha que «não há uma solução militar para a Síria, mas só política» e apela a que se «viva com entusiasmo» o Ano da Misericórdia «para vencer a indiferença» e proclamar que a paz no país «é possível», processo que deve começar com a oração pela pacificação.

«À oração, depois, seguem-se as obras de paz», aponta o papa, encoraja a organização católica a motivar as fações em confronto para que se comprometam «a agilizar o acesso às ajudas humanitárias».

Para o papa, a comunidade internacional deve «apoiar as conversações de paz, rumo à construção de um governo de unidade nacional».

«Unamos as forças, a todos os níveis, para fazer com que a paz na amada Síria seja possível. Esse será um grandioso exemplo de misericórdia e de amor vivido para o bem de toda a comunidade internacional», assinala Francisco.

 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 05.07.2016 | Atualizado em 20.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos