Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

P. José Tolentino Mendonça é o novo diretor da Faculdade de Teologia

O P. José Tolentino Mendonça toma posse esta sexta-feira, 25 de maio, como diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, anunciou hoje a instituição.

«Por decreto da Congregação para a Educação Católica datado de 22 de maio de 2018 foi nomeado para Diretor da Faculdade de Teologia o Prof. Doutor José Tolentino Mendonça, professor associado desta Faculdade e Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa», refere a nota.

«A Faculdade de Teologia saúda este seu membro e deseja-lhe as maiores felicidades ao serviço da Faculdade e da Igreja em Portugal», acrescenta o texto.

Com licenciatura canónica em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma, e outra licenciatura em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica, as linhas de investigação privilegiadas do P. Tolentino Mendonça são Bíblia e literatura, teologia de Paulo, representações de Jesus nos textos cristãos e na cultura contemporânea, a par do tema do corpo nos textos cristãos das origens.

Ensaísta, poeta e tradutor, é vice-reitor da Universidade Católica, membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia e da Sociedade Científica da instituição, além de diretor e investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).

Foi o primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é consultor do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) e delegado da Conferência Episcopal Portuguesa no Conselho Nacional de Cultura.

A abertura da Faculdade de Teologia ocorreu há 50 anos, a 4 de novembro de 1968, com os ciclos Propedêutico e Geral. Além de Lisboa, está presente desde 1987 em Braga e no Porto.

O plano estratégico da instituição para 2015-2020 aposta na «qualificação e reforço do corpo docente», «reestruturação da investigação em Teologia e Ciências de Religião», criação do Instituto de Estudos de Religião», colaboração com as diversas Instituições da Igreja a nível nacional e internacional», «internacionalização», «cooperação com as Igrejas dos PALOP» e «formação ao longo da vida».

A tomada de posse do novo diretor, que aos 52 anos substitui o P. João Lourenço, igualmente especializado em ciências bíblicas, está marcada para as 14h30, na Sala de Receções da Reitoria da Universidade, em Lisboa.


 

SNPC
Fonte: Universidade Católica Portuguesa
Imagem: P. José Tolentino Mendonça | Observador | D.R.
Publicado em 24.05.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos