Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Coimbra

Padre António Vieira voltou a juntar realizador Manoel de Oliveira e ator brasileiro Lima Duarte

O realizador Manoel de Oliveira, quase a completar 105 anos, e o ator Lima Duarte reencontraram-se esta segunda-feira, em Coimbra, durante a leitura do Sermão de Santa Catarina, do Padre António Vieira.

O ator brasileiro, que encarnou o orador jesuíta no filme “Palavra e Utopia”, realizado pelo cineasta português, subiu ao púlpito da Real Capela de S. Miguel para repetir, precisamente 350 anos após o dia 25 de novembro de 1663, a pregação do padre António Vieira, desta vez em fragmentos selecionados.

A sessão começou no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, com as intervenções do bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, e do deputado Almeida Santos, refere o site da Amicor.

O orador do séc. XVII foi também evocado pelo reitor da universidade, João Gabriel Silva, e pelos coordenadores das “Obras Completas do Padre António Vieira”, José Eduardo Franco e Pedro Calafate, bem como pelo padre António Vaz Pinto, em representação da Companhia de Jesus, entre outras personalidades.

«Às 19h30, a impressionante multidão que se apinhou na Capela da Universidade teve o privilégio extraordinário de ouvir o ator brasileiro Lima Duarte proclamar do púlpito excertos do Sermão de Santa Catarina», revela a mesma página da Comunicação Social da diocese coimbrã.

A iniciativa foi organizada pela Universidade de Coimbra, pela diocese, através do capelão universitário, padre Paulo Simões, e pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, que coordena a publicação da obra completa do «imperador da língua portuguesa», editada pelo Círculo de Leitores.

O primeiro vídeo que apresentamos é uma reportagem da RTP, com declarações de Lima Duarte e Manoel de Oliveira, enquanto que o segundo é uma gravação amadora da atuação do ator brasileiro.

 

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Lima DuarteLima Duarte
Capela de S. Miguel, Coimbra
25.11.2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página