Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Os “Te Deum” de Lully e Charpentier

Imagem Capa (det.) | D.R.

Os “Te Deum” de Lully e Charpentier

Entretecimentos e reenvios mútuos sucedem-se no disco que Vincente Dumestre, à cabeça dos agrupamentos Le Poème Harmonique e Capella Cracoviensis, dedicou a duas fulgurantes obras-primas sacras: os “Te Deum” de Jean-Baptiste Lully (1632-1687) e Marc-Antoine Charpentier (1643-1704).

O primeiro compositor, de origem florentina, chega a Paris aos 13 anos, para mais tarde ocupar lugares-chave no círculo artístico de Luís XIV, o “Rei Sol”, tornando-se um dos principais artífices do nascimento de um estilo musical “francês”.

O segundo, francês, que permaneceu à margem da vida da corte, foi o autor transalpino mais prolífico do tempo no âmbito sacro, e por seu lado levou a Versailles as bases da escola italiana que tinha aprendido durante a sua estadia em Roma e os estudos com Giacomo Carissimi.

O trabalho de Lully foi criado em 1677 para o nascimento do seu filho, mas com o patrocínio real em mente, já que o monarca foi o padrinho. A obra de Charpentier terá sido composta cerca do ano 1690 e foi executada para celebrar a vitória francesa em Steenkerque (1692), a última de Luís XIV.

Gravadas ao vivo, as obras apresentam-se com a exata intensidade de força e precisão. Os movimentos flúem sem oscilações, e Dumestre está particularmente atento a estas transições, de maneira que as mudanças não são demasiado radicais.

Nota positiva também para cantores, que interpretam os solos com facilidade e destreza, e para o coro, com as diferenças entre os grandes e pequenos “ensembles” a não serem tão exageradas como noutras gravações.

O disco não só apresenta uma boa comparação entre as duas obras contemporâneas, como também lhes concede a qualidade real que ambos os compositores deram ao hino de louvor.

Uma disputa à distância entre dois compositores que Dumestre joga aqui no campo neutro do “Te Deum”, o hino de ação de graças por excelência, que os criadores celebram com grandiosidade e magnificência sonora, refletindo ao mesmo tempo as características particulares das suas personalidades artísticas.

Mais solene o trabalho de Lully, maioritariamente luminoso e variado nas tessituras instrumentais o de Charpentier, cujo início se tornou a banda sonora das ligações da Eurovisão, uma glória infelizmente póstuma.






 

Fontes: Avvenire, Arkivmusic
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 03.01.2015

 

Título: Te Deum
Compositores: Marc-Antoine Charpentier, Jean-Baptiste Lully
Editora: Alpha
Duração: 0H55

 

 
Imagem Capa | D.R.
O disco não só apresenta uma boa comparação entre as duas obras contemporâneas, como também lhes concede a qualidade real que ambos os compositores deram ao hino de louvor
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos