Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Os cónegos

«Numa antiga catedral do Reino Unido, um venerável capítulo de cónegos estava concentrado a rezar a Liturgia das Horas. De subido rebenta um violento furacão. Os relâmpagos e os trovões sucedem-se com cada vez maior frequência. Um arrepio corre entre os cónegos e o decano do capítulo, intensamente perturbado, faz sinal com a mão e interpela os seus irmãos: “Interrompamos o Ofício, irmãos, para rezar um instante».

Quem conta este apólogo é o teólogo francês Louis Bouyer, antigo pastor protestante que se converteu ao catolicismo, tornando-se padre da Congregação do Oratório, fundada por S. Filipe Neri.

A cena que ele conta adapta-se bem a algumas liturgias dominicais cuja atmosfera é logo palpável: ali se está cansado diante de Deus, movendo automaticamente os lábios, ouvindo distraidamente as leituras e as orações. É o «dar a Deus o que é de Deus» da mesma maneira que se entregam os impostos a César. Sem paixão nem adesão.

Se, no entanto, surge uma doença ou um exame ou uma reunião de trabalho ou uma preocupação séria, então sim, a oração torna-se intensa e fremente. É natural que assim aconteça e Deus compreende e sorri; no Saltério um terço de todas as orações são lamentos e súplicas de favores.

Mas por que não viver melhor a experiência livre e serena do louvor puro? Por que não permanecer mais vezes a celebrar Deus e a agradecer-lhe só por Ele existir e nós existirmos? Por que não conhecer o sabor íntimo do silêncio e da contemplação, do canto do coração e do abandono jubiloso em Deus, como o menino nos braços da sua mãe?



 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avenire
Trad. / edição: SNPC
Imagem: Roxiller/Bigstock.com
Publicado em 10.01.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos