Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Órgãos Históricos de Santarém inauguram coleção de sete discos

Imagem Capa do CD (detalhe) | D.R.

Órgãos Históricos de Santarém inauguram coleção de sete discos

O primeiro disco de uma coleção exclusivamente dedicada aos Órgãos Históricos de Santarém, com interpretação do organista João Vaz e dos cantores da Capella Patriarchal, vai ser lançado este domingo.

O CD é composto por repertório inédito para coro e órgão da autoria de Fr. José Marques e Silva (1782-1837): "Responsórios de Sexta-feira Santa", "Versos de 5º ou 7º tom", alternados com o cantochão do "Magnificat de 5.º tom", "Tantum ergo" e "Benedictus".

O disco (14,95 €) resulta da primeira gravação realizada no órgão de 1818 instalado na igreja da Misericórdia, em Santarém, local onde a obra vai ser apresentada, pelas 18h00, com entrada livre, revela uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O projeto prevê a edição de um total de sete discos, cada qual dedicado a um dos órgãos existentes em igrejas do centro histórico de Santarém, restaurados entre 2007 e 2009.

«Os volumes seguintes da coleção serão dedicados aos vários outros órgãos históricos da região, um património organológico de valor inestimável que se encontra em muito boas condições de manutenção», acrescenta a editora, mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa.

A coleção é uma iniciativa do Serviço de Gestão dos Órgãos Históricos de Santarém, com apoio da Câmara Municipal, diocese escalabitana e Santa Casa da Misericórdia da cidade.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 10.03.2015

 

 

 
Imagem Capa do CD | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos