Observatório da Cultura
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Igreja e Cultura

Ângela Xavier: «Reabrir definitivamente as portas da Igreja» a todos os que pesquisam caminhos «para além do óbvio»

Não consigo deixar de ficar perplexa perante a facilidade com que enunciamos esta polaridade - Igreja e Cultura -, como se de identidades distintas se tratassem. Para depois traçarmos as pontes, os diálogos. Apesar das vantagens metodológicas, da necessidade que temos em delimitarmos campos e conceitos, pergunto-me: estamos, de facto, perante entidades substantivamente distintas, ou, pelo contrário, podemos entender a Igreja enquanto parte inseparável da Cultura, enquanto Cultura (ainda que o inverso não se aplique)?

E não me estou a referir apenas a um passado protagonizado por heróis como Giotto e Caravaggio, Rafael e Michelangelo, Borromini e Bernini, Erasmo ou António Vieira (e, no mundo protestante, por Bach), e limito-me a enunciar alguns dos nomes maiores da cultura da época moderna, crescidos dentro ou nas vizinhanças da(s) Igreja(s). Apesar desse passado de intimidade, que processos históricos variados se encarregaram de romper, convidar, também ele, a repensar a Igreja enquanto lugar de Cultura.

Mas é conquistar algo de semelhante que, julgo, devemos almejar: tornar inevitável esse continuum, esse estado, esse estatuto, e reabrir definitivamente as portas da Igreja a todos os que, por vias diversas, pesquisam caminhos que os conduzam «para além de», para além do óbvio, para além de um senso comum repetidamente repetido, numa qualquer busca do(s) sagrado(s), das diversas formas pelas quais o(s) sagrado(s) se pode(m) manifestar, experienciar.

Acolher essa inquietação virtuosa - em tudo semelhante ao caminho do cristão - entregará de novo a Igreja à sociedade, tornando-a no lugar de acolhimento que é e que sempre deveria ter sido, e, por isso, necessariamente, inevitavelmente, lugar de Cultura.

 

Este depoimento integra a edição de novembro de 2011 do "Observatório da Cultura" (n.º 16).

Leia mais respostas à pergunta (em atualização).

 

Ângela Xavier
Historiadora
© SNPC | 06.11.11

Foto
Capela Árvore da Vida
Foto: Nelson Garrido

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página