Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pintura

D. Manuel Clemente, Marcelo Rebelo de Sousa e João Lobo Antunes comentam pinturas ligadas ao cristianismo

Marcelo Rebelo de Sousa é o primeiro convidado do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Antiga, em Lisboa para um conjunto de quatro encontros sobre obras-primas, proferidas por personalidades que não estão ligadas à crítica ou história de arte.

O comentador vai conversar sobre a obra “Tentações de Santo Antão”, do holandês Hieronymus Bosch (c. 1450-1516) esta quarta-feira, 19 de setembro, às 18h30.

Imagem

Três dos quatro quadros convocados para a iniciativa que comemora o centenário do Grupo de Amigos de um dos mais importantes museus portugueses abordam temáticas cristãs, como vai acontecer a 17 de outubro, quando João Lobo Antunes falar de “S. Jerónimo”, do alemão Albrecht Dürer (1741-1528).

Imagem

O programa, que decorre sempre à mesma hora e com entrada livre, prossegue a 21 de novembro com Eduardo Lourenço e o “Retrato de S. Sebastião”, de Cristóvão de Morais (séc. XVI).

Imagem

A iniciativa termina com o bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, que no dia 19 de dezembro refletirá sobre “O casamento místico de Santa Catarina”, do espanhol Esteban Murillo (1617-1682).

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 16.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Museu Nacional de Arte Antiga

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página