Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: Ó vós, anjos

Propomos hoje uma peça belíssima, como todas as de uma mulher da Idade Média que não perdeu nada da sua atualidade e intensidade, ao mesmo tempo que evocamos a celebração litúrgica dos Santos Anjos da Guarda, que a Igreja assinalou a 2 de outubro.

Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) foi uma abadessa, escritora, compositora, mística, filósofa e visionária nascida na atual Alemanha. Começou a ter visões místicas com regularidade a partir de 1141, tendo decidido recolhê-las por escrito. Redigiu igualmente dois tratados de história natural e medicina, a par de um comentário à regra monacal de S. Bento.

Na década de 1150 recolheu um bom número de poemas litúrgicos e devocionais que tinham música associada, como, por exemplo, o volume intitulado “Symphonia armonia celestium revelationum”, que inclui o drama litúrgico “Ordo virtutum.

Tinha tanto carinho a esta obra que ao longo da sua vida foi ampliando-a, convertendo-se naquela que talvez seja a melhor da chamada “Sibila do Reno”. Em 2012 o papa Bento XVI incluiu-a na lista dos doutores da Igreja.

A sugestão que apresento é o responsório “O vos angeli”. Nas suas visões eram frequentes os anjos e diversos membros das cortes celestiais, A obra, aqui executada pelo grupo Sequentia, terá sido composta para uma missa relacionada com uma festa dedicada aos anjos.

O início é algo incerto e com motivos modais, mas logo depois o nível tonal abre-se aos poucos. A obra destaca-se pelo final: um longo melisma de 81 notas sobre uma sílaba, que constitui aquele que talvez seja o mais amplo da música medieval. O ponto final é um arco melódico que se expande por duas oitavas.









 

Jose Gallardo Alberni
In Periodista Digital
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 03.10.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos