Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arte e literatura debatem "O sentido etéreo da matéria e a face espiritual da palavra"

Imagem

Arte e literatura debatem "O sentido etéreo da matéria e a face espiritual da palavra"

"O sentido etéreo da matéria e a face espiritual da palavra" é o tema que esta quinta-feira vai reunir, em Matosinhos, Isabel Morujão, doutorada em literatura portuguesa, e Domingos Loureiro, artista plástico.

A iniciativa realiza-se por ocasião da exposição "Em direção ao azul", com 13 dos mais recentes trabalhos de Domingos Loureiro, que o Silo-Espaço Cultural do NorteShopping exibe até 15 de fevereiro.

O colóquio propõe «um percurso pela linha de fronteira entre a pintura e a poesia, a fim de que cada uma destas áreas se defina pela diferença, ou se amplie na periferia das cumplicidades estabelecidas», assinala uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«O trabalho de pintura em exposição busca na modelação da sua matéria azul, concretizar o corpo metafísico do sublime. A literatura monástica serve da tangibilidade das palavras, como quem estende uma ponte para um desconhecido que se deixou intuir», refere o texto.

Isabel Morujão doutorou-se pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese intitulada "Por trás da grade. Poesia Monástica Feminina em Portugal - sécs. XVI-XVIII" (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013).

A área preferencial de investigação da docente é a literatura feminina (monástica e não só) dos sécs XVI-XVIII, a par da história do teatro português entre os séculos XVI a XVIII, edição de manuscritos, epistolografia feminina e masculina, história do livro e da leitura em Portugal na Época Moderna, e literatura de viagens, entre outros temas.

Nascido em 1977, Domingos Loureiro licenciou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, encontrando-se a concluir o doutoramento na mesma instituição, onde é professor assistente.

O colóquio decorre às 19h30 no Silo-Espaço Cultural, da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura, «única galeria dedicada a atividades culturais a ser integrada num centro comercial português».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 10.02.2015 | Atualizado em 20.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos