Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O ridículo

O ridículo

Imagem Zhenyakot/Bigstock.com

«O homem não se contenta em ser o animal mais estúpido da criação; ainda para mais permite-se ser o único ridículo.»

Augusto Monterroso foi um escritor hondurenho que nasceu em 1921, viveu na Guatemala e no México e morreu em 2003. Do pouco que li dele fiquei conquistado não só pela ironia cortante e incisividade, mas também pelo profundo espírito moralista que é típico dos verdadeiros escritores humoristas.

Escolhi uma frase forte do seu livro “O resto é silêncio”, um título inspirado em Shakespeare. Este aforismo permite-nos uma consideração óbvia mas que é sempre frutuosa: nunca é demais, seja para quem for, a vigilância ou a autocrítica ou o controlo para não cair no ridículo, condição que ronda sempre o nosso agir.

Na raiz desta atitude devastadora há uma mistura explosiva que muitas vezes manipulamos alegremente, convencidos de que ela não é uma das nossas características, e assim trocamo-la por outro produto: a soberba misturada com a estupidez, que é irresistível para gerar o ridículo.

O italiano Giacomo Leopardi (1798-18379, nos seus “Pensamentos”, observava, mais pacatamente, que «as pessoas não são ridículas a não ser quando querem parecer ou ser aquilo que não são».

Infelizmente, a tentação do pavonear-se, alimentada pelo orgulho e exaltada pela idiotice, torna a pessoa ingénua, a tal ponto que a expõe aos resultados mais patéticos (comiseração e irrisão entretecem-se diante de tais atitudes).

Devemos, então, renovar a cada dia o nosso pequeno arsenal de autocrítica, de domínio de si, de reflexão, conscientes também de um outro dito de Monterroso: «É verdade que a carne é fraca; mas não sejamos hipócritas: o espírito é-o muito mais».



 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad. / edição: SNPC
Publicado em 18.12.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos