Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O pseudónimo de Deus

O pseudónimo de Deus

Imagem michaelheim/Bigstock.com | D.R.

Se pensássemos em todas as boas fortunas que tivemos sem merecer, não ousaríamos lamentar-nos. «O acaso é o pseudónimo de Deus quando não se assina pessoalmente.» A dizer isto era um escritor francês não particularmente religioso, Anatole France.

A sublinhar a ideia, mas de outra perspetiva, estava o seu conterrâneo e contemporâneo (séc. XIX) Jules Renard. Ele fala sobretudo de "fortuna" que rege muitos momentos da nossa vida, mas não ousa explicitar o nome subentendido, Deus.

Se numa ideal dupla partida objetiva devêssemos, com rigor, elencar bens e males da nossa vida, estaríamos certos de ter direito àquela lengalenga inexorável de lamentos que trocamos quando nos encontramos? É fácil assinalar as provas porque se infligem na alma e na carne; os dons e as alegrias são, ao contrário, como água que escorre numa pedra.

Procuremos, então, exercitar-nos a cada dia a dizer pelo menos uma graça, e não só a Deus, mas também a todos aqueles que nos reservam um gesto de cordialidade, uma ajuda, uma palavra calorosa.

Experimentemos recordar um acontecimento grande da nossa vida que nos foi dado e que talvez tivéssemos arquivado. Tentemos também colher o valor dos favores que consideramos óbvios e dados como adquiridos: o ar, a água, a beleza do mundo, as amizades, e assim por diante.

Longa é a lista "branca" a juntar àquela "negra" das amarguras. Aristóteles, narra Diógenes Laércio, interrogado «sobre o que é que envelhece e morre depressa», respondeu, lapidar: «A gratidão».



 

Card. Gianfranco Ravasi
Pres. Conselho Pontifício da Cultura
In: "Avvenire"
Publicado em 10.09.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos