Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Lançamento: “O papa Francisco responde – Todas as suas entrevistas e conferências de imprensa”

Imagem Capa (det.) | D.R.

Lançamento: “O papa Francisco responde – Todas as suas entrevistas e conferências de imprensa”

A editora Cristiandad lança hoje, em Madrid, a edição espanhola do livro “O papa Francisco responde – Todas as suas entrevistas e conferências de imprensa”, coordenado por Giovanni María Vian, diretor do jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”.

Originalmente publicada em Itália pela editora Marsilio, a obra de 511 páginas é prefaciada pelo jornalista espanhol Antonio Pelayo, para quem a análise da pessoa e obra do papa «não pode prescindir» dos textos agora reunidos.

«Seria prova de grave inconsciência classificar o que o papa diz em tais circunstâncias como a opinião privada da qual se pode dissentir sem demasiadas preocupações. Ou, pior ainda, mutilar o seu pensamento para o adaptar aos nossos esquemas», lê-se na introdução.

A editora realça que o livro oferece «uma forma fácil de aceder ao pensamento do pontífice sobre temas de atualidade e debate na Igreja, como a pobreza, a imigração, o papel da família na sociedade contemporânea ou o aborto, entre muitos outros».

As entrevistas e conferências de imprensa «confirmam o carácter e o pensamento de um jesuíta que se reconhece pecador mas “artesanalmente modelado pela misericórdia do Senhor”, e que tem a sensação de o seu pontificado, por motivos de idade, “vai ser breve”».

«A heterogeneidade das 31 entrevistas» impossibilita «um resumo geral dos conteúdos», adianta a editora, acrescentando que o «formato “espontâneo” das conversas e a profundidade humana e teológica das considerações do Santo Padre» permitem classificar o livro como um «poderoso recurso da “nova evangelização”».

«Não há dúvida de que muitos dos conteúdos essenciais da doutrina católica adquirem uma nova perspetiva de insuspeitada proximidade e clareza na boca do papa Francisco, extraordinário comunicador e criador de processos, porque talvez a teologia que emana das periferias (“a realidade vê-se melhor a partir da periferia do que do centro”, afirma) não cabe nas bibliotecas nem nos doutoramentos», acrescenta o texto de apresentação do livro.

A editora Marsilio recorda que a primeira entrevista a um papa remonta a 1892, com Leão XIII, passando-se 70 anos até ao registo da que foi feita, em 1965, pelo Beato Paulo VI, que ao ser o primeiro pontífice a viajar para vários locais do globo, começou a encontrar os jornalistas nos voos papais.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 11.05.2016

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos