Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«O nosso grande desafio é criar uma cultura do encontro», afirma papa aos bispos dos EUA

«O nosso grande desafio é criar uma cultura do encontro», afirma papa aos bispos dos EUA

Imagem Nova Iorque, EUA | R.Babakin/Bigstock.com

Uma semana após a vitória de Donald Trump na eleições presidenciais norte-americanas, o papa dirigiu-se esta terça-feira aos bispos dos EUA, numa mensagem em vídeo, onde acentuou a necessidade de abrir os braços e recusar atitudes de isolamento.

«O nosso grande desafio é criar uma cultura do encontro, que alente cada pessoa e cada grupo a partilhar a riqueza das suas tradições e experiências, a abater muros e a construir pontes», frisa Francisco.

As palavras do papa seguem-se à declaração proferida no domingo por Donald Trump de expulsar imediatamente do país dois a três milhões de imigrantes sem documentos, bem como construir barreiras (muro e vedação) mais sólidas na fronteira com o México.

«A Igreja nos EUA, como em outras partes do mundo, é chamada a sair da sua comodidade e a converter-se em fermento de comunhão. Comunhão entre nós mesmos, com os nossos irmãos cristãos, e com todos os que buscam um futuro de esperança», afirma o papa.

Francisco salienta que «a comunidade cristã deve ser um sinal e um anúncio profético do plano de Deus para toda a família humana», e por isso é chamada a ser portadora «de boas notícias para uma sociedade sujeita a desconcertantes mudanças sociais, culturais e espirituais, e a uma crescente polarização».



«Peço-vos que considerem de que maneira as vossas Igrejas locais podem responder melhor à crescente presença, aos dons e ao potencial da comunidade hispânica»



O papa recorda que há um ano visitou os EUA, tendo ficado «impressionado pela vitalidade e diversidade da comunidade católica», que ao longo da sua história «acolheu e integrou novos fluxos de imigrantes», enriquecendo-se com múltiplas «línguas e tradições culturais», que «deram forma ao rosto em contínua transformação» da Igreja norte-americana.

A mensagem contém uma referência ao quinto Encontro Nacional de Pastoral Hispânica, que começará a nível diocesano em janeiro de 2017 e concluir-se-á com uma celebração nacional agendada para setembro de 2018.

«Peço-vos que considerem de que maneira as vossas Igrejas locais podem responder melhor à crescente presença, aos dons e ao potencial da comunidade hispânica. Conscientes da contribuição que a comunidade hispânica oferece à vida da nação, rezo para que o encontro contribua para a renovação da sociedade e para o apostolado da Igreja nos EUA», apela Francisco.



Dois dias após a eleição para a Casa Branca, Gomez apelou à misericórdia e ao fim das deportações, durante uma celebração inter-religiosa pela paz, solidariedade e unidade que decorreu na catedral de Los Angeles



Esta terça-feira os bispos dos EUA elegerem pela primeira vez para a vice-presidência da conferência episcopal um prelado hispânico, D. Jose Gomez, de origem mexicana.

Dois dias após a eleição para a Casa Branca, Gomez apelou à misericórdia e ao fim das deportações, durante uma celebração inter-religiosa pela paz, solidariedade e unidade que decorreu na catedral de Los Angeles, refere o “National Catholic Reporter”.

«Neste país, precisamos de começar a construir pontes e a unir as pessoas», apontou, acrescentando que «este é o tempo de construir a unidade e sarar as comunidades», através do «amor» e «cuidado por aqueles em necessidade»: «É sobre isto que é esta noite. Não é política. É sobre as pessoas», vincou.

O arcebispo de Los Angeles poderá tornar-se presidente do episcopado, já que, habitualmente, os vice-presidentes são escolhidos para ocupar o cargo, como aconteceu agora com o cardeal Daniel DiNardo, que até ontem era vice-presidente da conferência episcopal.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 16.11.2016

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos