Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"O não crente interpela o crente", com Jaime Gama

Imagem Cartaz (det.) | D.R.

"O não crente interpela o crente", com Jaime Gama

O Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, realiza a 10 de novembro uma tertúlia subordinada ao tema "O não crente interpela o crente", com a intervenção de Jaime Gama, antigo ministro e presidente da Assembleia da República.

«Assumindo que o contributo dos não crentes pode aprofundar e purificar a nossa Fé, convidamos o Dr. Jaime Gama para, connosco, meditar sobre a questão de Deus e o sentido da vida naquilo que tem de comum a crentes e não crentes», refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Jaime José Matos da Gama nasceu em 1947 na ilha açoriana de S. Miguel. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi professor do ensino secundário e universitário, bem como jornalista.

Antes de ser eleito Presidente da Assembleia da República e membro por inerência do Conselho de Estado (2005-2011), foi Ministro da Administração Interna, dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional e de Estado.

Como deputado do Partido Socialista, de que foi cofundador, presidiu a várias Comissões Parlamentares após a revolução de 25 de abril de 1974, que integrou enquanto oficial miliciano. Antes da transição para o regime democrático foi detido duas vezes.

Entre as condecorações e louvores inclui-se a Grã-Cruz da Ordem de S. Gregório Magno, atribuída pela Santa Sé, a par de distinções concedidas por Portugal, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Brasil, França e Japão

A sessão, com entrada livre, decorre às 21h15, no Instituto Missionário, vulgarmente conhecido por Seminário de Montes Claros (Rua Padre Manuel da Nóbrega, 176, Celas).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.11.2015

 

 
Imagem Cartaz | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos