Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diálogo entre Igreja e Cultura

O longo braço de Deus

As Monjas Dominicanas do Mosteiro do Lumiar, em Lisboa, acolheram este sábado o ator e encenador Luís Miguel Cintra, que leu os quatro evangelhos da Paixão de Jesus Cristo, abrindo desta forma a Semana Santa.

Referindo-se às motivações que levam a comunidade a organizar encontros com convidados e temas do mundo da cultura, a superiora, irmã Maria Domingos, sublinhou que «Deus não tem o braço curto».

«Não é preciso que as pessoas pareçam que estão completamente dentro [da Igreja] para que o Espírito de Jesus Cristo seja verdadeiro», afirmou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A religiosa considera que «é através da poesia, literatura e arte que Deus se comunica», pelo que «a Igreja devia ser o espaço em que todas essas coisas são acolhidas e veneradas».

Maria Domingos considera que os relatos da Paixão, que compreendem as horas que antecederam a captura, interrogatórios, tortura e a morte de Jesus, transmitem «a reação de homens verdadeiros, a quem acontecia o bem e o mal».

Para a escritora Alice Vieira os trechos evangélicos são simultaneamente antigos e novos: «[Tratam-se de] textos que conhecemos mas quase que não conhecemos porque cada leitura é uma leitura nova».

A escritora destacou a importância do «saber ouvir» e frisou que «o silêncio e a escuta são fundamentais».

O vídeo que apresentamos, com as declarações de Alice Vieira e Maria Domingos, começa com uma entrevista a Luís Miguel Cintra, onde o encenador explica como surgiu a ideia desta leitura.

As narrativas da Paixão dos quatro evangelhos lidas por Luís Miguel Cintra vão ser publicadas separadamente durante a Semana Santa na secção “Da Quaresma à Páscoa”, acompanhadas por uma breve introdução feita pelo padre dominicano Mateus Peres.

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
© Mark Karrass/Corbis

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.