Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O Evangelho das imagens

28.1.2015

Marcos 4, 1-20

Imagem Van Gogh | 1888 | Rijksmuseum Kr?ller-M?ller, Otterlo, Holanda | D.R.

Naquele tempo, Jesus come?ou a ensinar de novo ? beira mar. Veio reunir-se junto dele t?o grande multid?o que teve de subir para um barco e sentar-se, enquanto a multid?o ficava em terra, junto ao mar.

Ensinou-lhes ent?o muitas coisas em par?bolas. E dizia-lhes no seu ensino:

?Escutai: Saiu o semeador a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu ? beira do caminho; vieram as aves e comeram-na.

Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde n?o havia muita terra; logo brotou, porque a terra n?o era funda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e, como n?o tinha raiz, secou.

Outra parte caiu entre espinhos; os espinhos cresceram e sufocaram-na e n?o deu fruto.

Outras sementes ca?ram em boa terra e come?aram a dar fruto, que vingou e cresceu, produzindo trinta, sessenta e cem por um?.

E Jesus acrescentava:

?Quem tem ouvidos para ouvir, oi?a?.

Quando ficou s?, os que o seguiam e os Doze come?aram a interrog?-lo acerca das par?bolas.

Jesus respondeu-lhes:

?A v?s foi dado a conhecer o mist?rio do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes prop?e em par?bolas, para que, ao olhar, olhem e n?o vejam, ao ouvir, oi?am e n?o compreendam; sen?o, convertiam-se e seriam perdoados?.

Disse-lhes ainda:

?Se n?o compreendeis esta par?bola, como haveis de compreender as outras par?bolas?

O semeador semeia a palavra. Os que est?o ? beira do caminho, onde a palavra foi semeada, s?o aqueles que a ouvem, mas logo vem Satan?s e tira a palavra semeada neles.

Os que recebem a semente em terreno pedregoso s?o aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria; mas n?o t?m raiz em si pr?prios, s?o inconstantes, e, ao chegar a tribula??o ou a persegui??o por causa da palavra, sucumbem imediatamente.

Outros h? que recebem a semente entre espinhos. Esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedu??o das riquezas e todas as outras ambi??es entram neles e sufocam a palavra, que fica sem dar fruto.

E os que receberam a palavra em boa terra s?o aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por um?.


 

Publicado em 27.01.2015

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Umbrais
Vídeos