Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O estômago vazio

O estômago vazio

Imagem D.R.

«Um homem no arco de nove meses da sua vida pode pensar em muitas coisas, da mais alta especulação filosófica até ao mais baixo anseio por um prato de sopa, em total correlação com o vazio do estômago.»

Mais do que um leitor se surpreenderá pela citação que proponho hoje. Mais do que pelo conteúdo, que regista uma indubitável verdade, espantar-se é pelo facto de introduzirmos uma personagem mítica, um "ícone laico", um estandarte de luta e guerrilha.

Estas palavras são, com efeito, extraídas das "Notas de viagem" de Ernesto "Che" Guevara, protagonista da revolução cubana com Castro e morto na Bolívia em 1967, aos 39 anos.

Para além da conotação materialista, a sua consideração tem um fundo de verdade. Certamente que o homem não é só o que come, como referia a famosa frase do filósofo alemão oitocentista Ludwig Feuerbach.

Todavia, a criatura humana, que é capaz de grandiosas intuições e criações da mente e da arte, que pode ascender até aos cumes da mística, tem um laço profundo e íntimo com a sua corporeidade.

Por isso devemos reconhecer que na história são diariamente dissipadas infinitas energias intelectuais e espirituais precisamente porque muitos homens e mulheres são reduzidos a larvas e morrem de fome.

Uma pessoa faminta não só não é livre mas é também diminuída nas suas capacidades interiores de criação. E no entanto estamos a habituar-nos a tolerar este escândalo, reduzindo-nos apenas a experimentar um arrepio (e talvez até a mudar de canal) quando na televisão passam figuras lancinantes de desnutridos.

Nós, ocidentais, que só temos problemas de dieta, deveríamos mais vezes colocar diante dos nossos olhos os rostos dos últimos e dos miseráveis da Terra.



 

Card. Gianfranco Ravasi
Presidente do Conselho Pontifício da Cultura
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 08.06.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos