Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Casamento e diálogo

Imagem

Casamento e diálogo

«"É verdade que o casamento", pergunta o filho ao pai, "modifica a personalidade?". Responde o pai: "É verdade, filho. Antes de nos casarmos, eu falava e a tua mãe ouvia-me fascinada. Algum tempo depois do casamento, era ela que falava e eu ouvia. Agora falamos os dois ao mesmo tempo e são os nossos vizinhos que ouvem".»

Encontro este apólogo [ensinamento moral sob a forma de fábula] de origem hebraica num velho número de uma revista americana. A sua lição é tão fulgurante que não exige comentários, e infelizmente a sua verdade está hoje patente aos olhos de todos.

Devemos também dizer que, ainda que com as oportunas adaptações, tal comportamento se reproduz tal e qual em muitas outras relações, como a da amizade ou da fraternidade, iniciadas com doçura e terminadas com o confronto. O que nós queremos salientar é a dupla verbal que rege a narrativa: falar-escutar.

O diálogo é, com efeito, uma arte difícil de exercitar porque requer o equilíbrio entre a palavra e a escuta. Habitualmente tende-se a provocar o outro com a palavra, mas por vezes é também o silêncio a ser causa de rutura de um diálogo.

Há, efetivamente, um silêncio inerte, privado de escuta, negativo, verdadeira recusa de responder, expressão até de ódio gélido. Para dialogar verdadeiramente não é necessário nem estar encantado pelo outro nem estar encantado por si próprio, porque em ambos os casos não haveria troca de experiências pessoais nem comunicação de valores diferentes.

Isto vale antes de tudo para o casamento, se não se quer que se reduza a mera coexistência em que as solidões se recriam e o silêncio irrompe, mesmo quando exteriormente se fala, ou sobretudo se se grita ao mesmo tempo e os vizinhos ouvem.

 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
Trad. / adapt.: Rui Jorge Martins
Publicado em 04.10.2015 | Atualizado em 21.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos